Emurb atua no combate a alagamentos e monitora áreas de risco

Obras e Urbanização
08/06/2018 17h15
Início > Noticias > 76958

A sexta-feira, 8,  foi de chuva na cidade e, desde as primeiras horas da manhã, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), atuou para amenizar os impactos da quantidade de chuvas e garantir a vazão das galerias subterrâneas que interligam microdrenagem da capital. Embora regularmente a empresa municipal desenvolva ações preventivas por todos os bairros, é comum que, quando os índices pluviométricos excedem a média, alguns pontos com histórico de alagamentos acabem sendo identificados.

De acordo com levantamentos de centros de meteorologia foram registrados cerca de 22 mm de chuvas entre 4 e 5 horas, provocando pontos de retenção em alguns corredores mas sem ocorrência mas graves. Atenta à previsão do tempo e buscando atuar instantaneamente às ondas pluviométricas, a Emurb mobilizou as equipes pela cidade e orientou profissionais específicos para monitorar alguns locais com recorrência de alagamentos. No Largo da Aparecida, bairro Jabotiana, uma equipe permaneceu operando na limpeza e manutenção das manilhas, não sendo registrado nenhuma anormalidade nas ruas daquela comunidade.

Na avenida Euclides Figueiredo, voltou a haver retenção de lâminas de águas em um trecho em que a Prefeitura, inclusive já realizou uma obra emergencial em 2017, mas que, por conta das correntes de águas vindas das áreas mais altas do bairro Cidade Nova e do loteamento Moema Mary, acabam por suturar a rede, provocando alagamentos. Enquanto não for concluída a obra estruturante em andamento no Moema Mary é possível que este fenômeno volte a ocorrer, mesmo com todo o trabalho feito na área pelos órgãos municipais.

As ações também atenderam a outros corredores, áreas residenciais, o Centro Comercial e a Zona de Expansão. No total mais de 80 profissionais estão envolvidos neste mutirão de combate a alagamentos que foi desenvolvido durante todo o dia e deverá continuar por todo o fim de semana.

Canais de comunicação

Para solicitar o serviço de desobstrução da rede de drenagem, além de outras ações realizadas pela Emurb, o cidadão pode utilizar os canais de comunicação e registrar a sua solicitação. Basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619.