Colegiado Regional de Aracaju inicia descentralização com reuniões itinerantes

Saúde
08/06/2018 19h51
Início > Notícias > Colegiado Regional de Aracaju inicia descentralização com reuniões itinerantes

Mesmo na confraternização junina o Colegiado Interfederativo Regional (CIR) de Aracaju debateu e deliberou sobre assuntos relacionados aos oito municípios que integram a Região de Saúde. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 8, no Restaurante Marian, na Barra dos Coqueiros, e faz parte do processo de descentralização das reuniões na capital.

Para o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, a reunião mensal do CIR é muito importante para deliberação dos assuntos de saúde pertinentes à regional. “Todos os meses tratamos de temas sérios, que mexem com a vida de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas é bom ter um momento de descontração como uma confraternização junina, com as pessoas vestidas à caráter, para desestressar e unir cada vez mais estes atores. Porque discutir SUS é uma responsabilidade muito grande, precisamos estar integrados e esta proposta de descentralização, com reuniões itinerantes em cada município integrante, servem para uma melhor socialização e estímulo”, enfatizou.

O secretário de Saúde de Barra dos Coqueiros, Joaci Souza Santos, foi o anfitrião do encontro e reconhece a importância de sediar o CIR. “Fiquei muito feliz com a ideia de descentralização do CIR Aracaju e acho que deve ser seguida a partir de agora, pois os municípios pequenos se sentem privilegiados e inseridos no contexto. Eu acho que estas reuniões são excelentes, com debates de altíssimo nível, principalmente agora que a nossa realidade não está fácil. O momento requer união e apoio, que cada um pegue na mão do outro e ajude a fazer este SUS melhorar”, destacou.

Pautas em debate

A responsável técnica pelo Programa Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, Cristiani Ludmila Borges, apresentou a proposta do Plano de Educação Permanente através de um projeto pedagógico com uma capacitação em linhas de cuidado da saúde materna, neonatal, lactente e criança. “Na verdade, é uma atualização para os profissionais da Rede de Atenção Primária (Reap) e deve acontecer no segundo semestre”, pontuou.

A assessora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Sayonara Carvalho, informou que a SMS da capital está se preparando para a implantação do prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde em breve. A coordenadora do Programa Municipal de Cuidado da Pessoa com Deficiência, Sony Petris, avisou que o novo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) localizado no Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) já está funcionando com a equipe completa para todos os usuários da Regional de Saúde.

A coordenadora do Nucaar, Tina Cabral, falou do extrato de desconto do valor remanejado da Pactuação Programada Integrada (PPI) para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), referente ao Hospital de Cirurgia. Já a coordenadora do Núcleo de Compras e Licitação (Nucol), Suzana Fonseca, explicou a reformulação do plano de ação dos recursos da Farmácia Popular. A representante do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/SE), Edylênia Gonçalves, disse que a capacitação em entomologia aplicada à saúde pública com o tema “Aedes na mira” já tem mais de 600 pessoas inscritas no país.

A apoiadora da Atenção Básica da SES, Elisa Leite, informou que nos dias 14 e 15 de junho, ocorre o Encontro para o Fortalecimento da Atenção Básica para os secretários municipais de Saúde e coordenadores de Atenção Básica, no Hotel Aquarius, na capital. A coordenadora da Sessão do Apoio Institucional do Núcleo do Ministério da Saúde em Sergipe fez uma explanação do papel do apoiador e apresentou o novo apoiador da Regional, Ygor Santana.