Biblioteca Mário Cabral promove inclusão social através do Sarau das Estações

Funcaju
08/06/2018 20h38
Início > Noticias > 76966

Com a finalidade de promover a inclusão social entre as pessoas de diversas camadas da sociedade, o Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação Epifânio Dória (Cabed), em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Cabral, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou a segunda edição do ‘Sarau das Estações’. Com o tema inverno inclusivo, o evento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 8, no Centro Cultural, localizado na Praça General Valadão.

A data escolhida é em comemoração ao Dia dos Namorados, Dia de São João, Dia internacional do Orgulho Gay e o Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências. O ‘Sarau das Estações’ é um projeto voltado para reunir pessoas de vários campos da sociedade, no intuito de dialogar e interagir artisticamente. O evento também contou com o apoio do Grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa (Plena).
 
De acordo com a coordenadora da biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso, o ‘Sarau das Estações’ é um momento onde o participante tem a possibilidade de expressar o seu pensamento artístico de diversas maneiras. “Essa interação entre a biblioteca e o público tem o objetivo de promover à leitura, a poesia, a música entre outras formas de expressão, tendo a finalidade de despertar e fortalecer o interesse pelas artes”.

Durante o evento, o grupo de idosos da Barra dos Coqueiros, a banda Maruah, o coral de idosos do Sesc, a cantora Laura Araújo, o cordelista Chiquinho do Além Mar, a cordelista Érika Santos, o poeta João Matheus e o grupo Teatro de Mala se apresentaram no palco do teatro João Costa, no Centro Cultural. Segundo a presidente do Cabed, Isis Garcia, o objetivo de trazer variadas apresentações foi para o fortalecimento da inclusão social. “A escolha foi definida com base nas datas comemorativas e, principalmente, para integração de diferentes grupos sociais”, afirmou.

Para o estudante do terceiro período de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Wictor Alexandre, é uma oportunidade boa participar deste projeto, para pôr na prática, técnicas aprendidas em sala de aula. “Trazemos para o ‘Sarau das Estações’, nossos conhecimentos acadêmicos com o intuito de destacar a importância da área social. Desde a primeira edição trabalhamos com essa premissa de resgatar e integrar as diferentes culturas”, disse.  

Contribuindo com as informações da cultura popular, pela primeira vez, o grupo de Pesquisa em Leitura, Escrita e Narrativa da UFS participou do Sarau das Estações. “Esse projeto está tratando de questões relevantes para a sociedade e, com isso, buscamos contribuir através de pesquisas para atualização de mentes conservadoras sem perder a cultura”, pontuou a coordenadora Valéria Bari.