Promover ações que estimulem a sociedade aracajuana a práticas mais conscientes e sensibilizá-la quanto à preservação da natureza por meio de utilização racional dos recursos naturais, a conservação e valorização dos ecossistemas e regeneração de ambientes degradados em um cenário global onde há constantes mudanças provocadas pelo homem. Foi assim que entre os dias 5 e 9 de junho, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou diversas atividades durante a VI Semana do Meio Ambiente.
As atividades foram centralizadas em uma loja do RioMar Shopping, localizado no bairro Coroa do Meio, que entre os dias 5 e 8, contou com exposições de cunho ambiental e oficinas que promoveram a sustentabilidade, ambas realizadas com o apoio de parceiros que contribuíram na obtenção dos resultados positivos. Já no último dia, sábado, 9, foi realizado o lançamento do novo programa da Sema, o Aracaju Mais Verde - Plante com a gente.
Atividades educativas se prolongaram durante toda a semana. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) alunos de escolas municipais puderam participar de contação de histórias, assistir a curtas metragens infantis de caráter ambiental e participar de oficinas e exposições.
Nas oficinas ofertadas, foi enfatizada a importância da reutilização de resíduos consumidos pelo homem, como jornais, revistas, garrafas pet, palitos de picolé, rolos de papel higiênico, que foram transformados em brinquedos e objetos de utilidade. Para isso, esteve presente a Oficina de Papel, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); a Universidade Tiradentes (Unit), por meio do projeto Conduta Consciente, e a Sala de Ciências do Serviço Social do Comércio (Sesc), abordaram questões de reutilização e experimentos.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) contribuiu com a educação ambiental por meio de exemplares e distribuição de materiais lúdicos para as crianças e escolas, além de apresentar as atividades realizadas pelo órgão de forma rotineira. A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) apresentou peças anatômicas reais de animais que morreram, devido à ingestão de plásticos e resíduos descartados pelo homem de forma incorreta. Já a Universidade Federal de Sergipe (UFS) expôs algumas espécies de plantas ornamentais que estão em extinção no estado, devido à falta de cuidado.
Informação
O Sema Informa, balcão informativo do órgão ambiental, esteve disponível na loja do RioMar Shopping, de 5 a 8 de junho, e ofereceu atendimento à população. Na oportunidade, quem procurou o balcão conseguiu entender os trabalhos que a Sema vem desenvolvendo na cidade de Aracaju, na parte de licenciamento ambiental e fiscalizações, retirando todas as dúvidas.
Durante o período das atividades, servidores da Sema esclareceram para a sociedade e para as empresas, procedimentos sobre o tipo de licenciamento adequado para o empreendimento e quais as documentações necessárias para dá entrada no processo, ações conduzidas pelo Departamento de Licenciamento Ambiental (DLA); assim como entendimento sobre as ações fiscalizadoras do Departamento de Controle Ambiental (DCA).
Arborização
A programação da Semana do Meio Ambiente também contou com ações que estimularam a população quanto à importância da arborização nas escolas, residências, condomínios e praças públicas. Na loja do RioMar Shopping, o órgão realizou doações de mudas frutíferas por meio do Programa ‘Nosso Pomar’, que faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana.
Na manhã do dia 8, sexta-feira, o órgão municipal, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, por meio do Museu da Gente Sergipana/ Instituto Banese, realizou o tombamento de dois oitizeiros, que receberam o título de Patrimônio Natural de Aracaju. “As árvores da espécie Licania Tomentosa, popularmente oitizeiros, localizadas no Museu da Gente Sergipana, receberam esse título pelo fato de possuírem relevância histórica quanto aos aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos. Esta também é uma forma de sensibilizar a sociedade quanto à importância ecológica das árvores no ambiente urbano e a necessidade de conservá-las para melhorar a qualidade de vida de todos”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana.
A VI Semana do Meio Ambiente se encerrou na manhã do último sábado, 9, com o lançamento do projeto “Aracaju Mais Verde - Plante com a gente”. Ele objetiva incentivar a população a entrar em contato com o órgão ambiental e solicitar o plantio de árvores em seu bairro, se comprometendo a cuidar da manutenção das espécies. Com isso, foi realizado no Conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, um plantio de mudas na praça Padre Arnóbio, contando com a participação dos próprios moradores do local.
Para os interessados em participar do projeto, é preciso entrar em contato com a Sema, pelo telefone (79) 3225-4178. É aberta uma chamada via sistema e a equipe de arborização entra em contato com o solicitante, indo ao local proposto para a intervenção. A partir disso, a equipe do órgão realiza uma análise e avaliação a fim de identificar as reais necessidades e possibilidades para o plantio. Caso o pedido seja deferido, o solicitante assina um termo de compromisso em que garante cuidar e manter o ambiente onde houve a ação.
O secretário Augusto Cesar Viana destaca que a realização da Semana só foi possível graças ao empenho de todos e das parcerias estabelecidas. “O envolvimento destes parceiros foi essencial para que a Sema pudesse durante o evento reforçar a demonstração do seu compromisso. Realizar uma Semana do Meio Ambiente foi uma forma de intensificar o trabalho que a Secretaria vem realizando e irá intensificar durante o ano e, assim, conseguirmos continuar sensibilizando a sociedade aracajuana, principalmente as nossas crianças e adolescentes, a geração futura, para a conservação do meio ambiente”, ressalta.