Urbanização da Canal 3 fortalece políticas de saneamento básico

Obras e Urbanização
11/06/2018 13h48
Início > Noticias > 76978

Saneamento básico além de um serviço público essencial é também um direito fundamental da coletividade. Dos componentes do setor de saneamento, os serviços de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas necessitam sempre de ampliação e melhorias nos equipamentos que dão vazão às águas das chuvas. Além disso, o sistema de drenagem faz parte de uma rede composta por diversos outros subsistemas que estabelecem a organização das atividades urbanas devendo, portanto, ser articulado de forma conjunta, possibilitando a melhoria do ambiente urbano de forma ampla e harmônica.

Entre obras estruturantes, investimentos em saneamento e ações regulares e constantemente desenvolvidas por toda a cidade, a Prefeitura de Aracaju vem buscando ampliar a rede e equiparar o crescimento da capital com todo o sistema de micro e macrodrenagens com vistas a consolidar o saneamento básico. Umas destas obras, que comprovam o compromisso da gestão com as políticas públicas de saneamento, é a urbanização das avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel dos Santos, conhecida como Canal 3, no conjunto Augusto Franco. A partir de um moderno e projeto executivo o local está sendo restaurado e o novo parque urbanístico contará com revestimento de 800 metros do canal, ciclovia, pavimentação de, aproximadamente, quatro mil metros quadrados de ruas, drenagem, além de sinalização horizontal e vertical. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 5,3 milhões, conveniados entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Governo Federal.

Bastante avançada, a obra segue dentro do cronograma e as células (placas de concreto) da rede de macrodrenagem continuam sendo foram implantadas ao longo do canal, além de ações de estabilização do terreno entre o leito do canal e a avenida. Em outra frente de trabalho, estão sendo feitas as readequações entre a vegetação existente e o novo complexo de concreto a fim de preservar o máximo de ambiente socioambiental existente no local.

Todas as frentes de trabalho apresentam um ritmo satisfatório e cerca de 30 operários atuam no empreendimento que está mudando a paisagem de todo o entorno da avenida.

Compromisso

Com a finalidade de reconstruir a cidade e cumprir as metas do Planejamento Estratégico, a atual gestão vem investindo no saneamento que deverá desempenhar a finalidade de evitar problemas urbanos, impedindo sérios prejuízos ao ambiente e à saúde da sociedade. Tudo vem sendo feito conforme a Lei Nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, como explica Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura. "Todas as obras buscam contribuir para o reordenamento, a eficiência e a eficácia dos serviços de saneamento, expandindo os sistemas de águas e elevando os níveis de salubridade ambiental e promovendo melhorarias nas condições de vida urbana", pontua o secretário.