Saúde promove capacitação em campo aos agentes de combate às endemias

Saúde
12/06/2018 19h04

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início a mais uma etapa do Curso de Vigilância em Saúde Ambiental, com o objetivo de capacitar e melhorar o diagnóstico das áreas cobertas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). A aulas práticas estão sendo realizadas nos bairros de Aracaju, e o primeiro a ser escolhido foi o Santos Dumont, devido ao perfil epidemiológico encontrado das doenças inerentes à saúde de vigilância ambiental.


Segundo a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, o curso faz parte das ações dos projetos estratégicos da SMS. "A proposta é trabalhar todas as vigilâncias em saúde: epidemiológica, sanitária, ambiental e do trabalhador. O curso tem uma carga horária de 80 horas, sendo divididas em teoria, que já foram realizadas, e agora em aulas práticas, ampliando sempre a visão dos profissionais e interferindo de forma positiva a saúde da população", explicou.


Ainda de acordo com Taise, são 75 alunos que estão aplicando um instrumento através de coleta de dados. "O resultado será construído com dados inerentes a todas as vigilâncias trabalhadas no município, através do cadastramento dos estabelecimentos que existem dentro bairro. Faremos também o levantamento de cães e gatos, sempre pensando nas ações do Castramóvel, e também no quantitativo dos pedidos das vacinas", informou.


Todas as informações coletadas serão transformadas em ações direcionadas, de acordo com os diagnóstico de cada bairro. São com essas coletas que as equipes terão condições de desenvolver estratégias específicas em relação às doenças, à população, ao trabalho e aos estabelecimentos comerciais.