Secretário do Meio Ambiente participa de Encontro Nacional de Gestores Ambientais

Meio Ambiente
15/06/2018 17h38

O secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, participou, de 13 a 15 de junho, representando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), do XIV Encontro Nacional dos Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, em Teresina (PI). Com o tema ‘Inovação e Soluções Locais pelo Clima’, o objetivo do evento foi debater o papel das capitais na implementação de tecnologias, plataformas e aplicativos que apoiam a análise de dados e informações para agir sobre as mudanças climáticas.
 
O evento está sendo organizado pela Fundação Konrad Adenauer (KAS), em parceria com os Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e a Prefeitura de Teresina, com apoio do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. Além do secretário da Sema, o Fórum reúne outros 26 dirigentes das pastas responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal, para fortalecer o trabalho desses órgãos, promovendo um intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e ampliação das agendas ambientais.

Para o secretário Augusto Cesar Viana, é gratificante participar de eventos como esse, pois possibilita não apenas a troca de experiências entre os gestores ambientais, mas também conhecer o que está sendo feito nas cidades brasileiras em favor do meio ambiente e da qualidade de vida. “É uma oportunidade excelente de participar mais uma vez do Encontro Nacional dos Secretários, para debatermos experiências e ter conhecimento de ações implantadas nas cidades brasileiras em prol de um Brasil mais sustentável. E, claro, é um momento oportuno de apresentar o trabalho que a Sema vem desenvolvendo na capital sergipana”, diz. 

CB27

O CB27 foi criado em maio de 2012, durante o processo de preparação das cidades brasileiras para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), com o objetivo de promover o debate entre secretários e encontrar soluções para os problemas ambientais comuns das cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas.

Desde sua fundação, o Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras conta com apoio institucional e financeiro da Fundação Konrad Adenauer Brasil. Em 2017, o ICLEI, que já vinha acompanhando o desenvolvimento do Fórum desde o início, oficializou a parceria com a Fundação Konrad para contribuir com a curadoria de conteúdo e o fortalecimento institucional do grupo. O ICLEI é uma associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável e funciona como uma rede global, oferecendo apoio para que as cidades desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade.