Após o prefeito Edvaldo Nogueira solicitar a intensificação do trabalho de manutenção de vias danificadas, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) aumentou o contingente de profissionais e o número de equipes de tapa-buraco em Aracaju. A ampliação é necessária por conta do crescimento de trechos de asfalto danificados em decorrência das fortes chuvas que caíram na cidade.
Nesta quinta-feira, 21, sete equipes atuaram na recuperação dos trechos mais críticos de ruas e avenidas da Aracaju. A medida é importante para reduzir os estragos provocados pela incidência pluviométrica, garantir segurança e fluidez no trânsito.
De acordo com o presidente da Emurb e secretário da Infraestrutura do Município, Sérgio Ferrari, como as ações de recapeamento foram temporariamente suspensas por conta das chuvas, todas as equipes da Emurb estão direcionadas ao programa de tapa-buracos, dirimindo assim os efeitos do período chuvoso sobre o asfalto.
“Mesmo com todos os investimentos já feitos no sistema viário, a posição proativa do prefeito neste momento em que o pavimento volta a ser castigado com as águas das chuvas mostra que ele está atento a todas as áreas de sua administração”, destaca Ferrari.
Em ritmo acelerado, o órgão municipal já corrigiu os danos no pavimento da avenida Tancredo Neves, nas imediações do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), na rua Otoniel Dórea, no Centro; avenidas Tancredo Neves e Rio de Janeiro, chegando também a outras ruas situadas em área residencial.
“Vamos trabalhar priorizando os trechos identificados com mais buracos, corredores de trânsito, avenidas que interligam as grandes regiões da capital, mas sem interromper os serviços realizados nos bairros. Esperamos que o clima permita a sequência desta verdadeira força-tarefa e caso seja necessário vamos prolongar os trabalhos ao período noturno e aos fins de semana”, pontuou o secretário.
Operação tapa-buraco
Desde o ano passado, a operação tapa-buraco e o programa de recapeamento de avenidas acontecem diariamente, dentro de um planejamento estabelecido pela própria empresa municipal e atendendo às demandas da população, que enviam solicitações através da ouvidoria e das redes sociais da prefeitura.
De acordo com o presidente da Emurb, cerca de 60% do sistema viário de Aracaju é pavimentado com asfalto. Somando as ruas asfaltadas, são aproximadamente 890 km de vias que cortam os bairros da capital.
Investimento
Por meio da Emurb, a Prefeitura de Aracaju já investiu R$ 11,1 milhões na operação tapa-buraco. Mais de 22,4 mil toneladas de asfalto foram utilizadas para recuperar 320 mil metros quadrados de ruas e avenidas de Aracaju. Através de mutirões, o tapa-buraco já foi realizado nos conjuntos Augusto Franco, Orlando Dantas, Santa Lúcia, Sol Nascente, JK e Bugio, além do Largo da Aparecida e do bairro Santos Dumont.
Ao mesmo tempo, a Prefeitura direcionou R$ 6,1 milhões para o programa de recapeamento, que já beneficiou as avenidas Alexandre Alcino, Gentil Tavares, Hildete Falcão, Jorge Amado, Antônio Fagundes, Augusto Maynard e a rua Santa Luzia, entre outras. 18.218 toneladas de asfalto foram aplicadas, melhorando o pavimento de 190 mil metros quadrados destas vias.
Solicitação
Para registrar qualquer tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Emurb por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo email comunica.emurb@aracaju.se.gov.br ou ainda pelos perfis nas redes sociais no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).