Assistência de Aracaju e Conselho Municipal de Segurança Alimentar intensificam parceria

Família e Assistência Social
26/06/2018 12h32
Início > Notícias > Assistência de Aracaju e Conselho Municipal de Segurança Alimentar intensificam parceria

Para estreitar laços com a gestão municipal e fortalecer as políticas públicas sustentáveis para a cidade de Aracaju, representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional reuniram-se com a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha, nesta terça-feira, 26. Com uma nova equipe diretiva, o Conselho passa a ter João Alexandre de Freitas como presidente e Joelma Campos como secretária.

De acordo Rosane Cunha, que já fez parte do órgão, os trabalhos da Secretaria da Assistência serão endossados através do apoio do Conselho de Segurança Alimentar. “Temos total interesse em caminharmos de mãos dadas. Na implementação de políticas públicas, quanto mais pessoas estiverem dispostas a somar forças, mais serviços chegam até a população. Temos realizado diversas atividades na área de segurança alimentar e nutricional em nossas unidades de atendimento e a presença do conselho irá ampliar o nosso raio de atuação”.

Assistência e a Segurança Alimentar

Nos primeiros dias da gestão vigente, a alimentação das unidades de acolhimento foi substituída. Através do auxílio de uma nutricionista, os cardápios das unidades mantidas pela Assistência foram reformulados e agora estão sendo produzidos nas cozinhas do próprio local.

Os usuários dos Cras também foram convidados a participar de oficinas de alimentação saudável e receberam orientações sobre a elaboração de hortas agroecológicas, estimulando, assim, a redução do consumo de agrotóxicos e a geração de renda para as famílias. Um grande destaque da diretoria foi a criação do projeto "Cultivando Cidadania", que venceu o Prêmio Progredir do Ministério do Desenvolvimento Social como melhor proposta de inclusão produtiva de todo o Nordeste. Atualmente, o projeto já trabalha com cerca de 60 famílias e está na fase de ampliação de suas ações.

O novo presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, João Alexandre de Freitas, acredita que a parceria com a Assistência Social renderá muitos frutos. “Esse é um momento muito importante. Temos uma pessoa à frente da Secretaria do município que conhece a dinâmica do Conselho. Tenho certeza que esse relacionamento será o melhor possível porque temos ferramentas interessantes para ser colocadas em prática e temos, nas duas gestões, pessoas interessadas em promover ações de fortalecimento da segurança alimentar e nutricional de Aracaju”, afirmou João.

“A questão da segurança alimentar não perpassa apenas pela parte nutricional em si, mas também pela preservação ambiental, pela cultura de consumo da agricultura familiar e pelo reaproveitamento de alimentos, por exemplo”, explica Joelma Campos, atual secretária do órgão.

Para Verônica Lima, estagiária de nutrição da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, a aproximação faz com que boas práticas sejam disseminadas. “São todos muito bem-vindos porque a cada dia precisamos realizar várias estratégias para a promoção da segurança alimentar e nutricional da população aracajuana. Juntos, podemos ir mais longe e fazer muito mais”, ressalta.