A educação infantil está sendo tema de debates durante esta terça-feira, 26. O Fórum de Educação Infantil em Sergipe (Feise) busca, com o encontro que acontece durante todo o dia, revitalizar suas ações e formar um novo corpo diretivo, afim de cuidar das questões relativas a esta modalidade de educação na cidade e no campo. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) faz parte da comissão organizadora do evento, realizado no auditório do colégio Pio Décimo, em Aracaju.
O Fórum é ligado ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), instância constituída por 26 fóruns estaduais de educação infantil e mais um do Distrito Federal. O movimento integra o Fórum Nacional de Educação (FNE), que mantém um debate permanente e que, em 2018, terá seu encontro nacional em Manaus, no Amazonas, no mês de agosto. Em Sergipe, após alguns anos sem articulação, a discussão sobre o tema foi retomado.
“Para nós, da Semed, é um imenso prazer estar presente neste espaço que se propõe a discutir a infância. A Educação Infantil é a porta de entrada para da Educação Básica e foi um direito que o Brasil negou por muito tempo às nossas crianças, somente a partir de 1996 que, de fato, a modalidade se tornou uma realidade no país. É muito bom ver nossos técnicos e professores engajados neste debate e as nossas portas sempre estarão abertas para este tipo de discussão, assim também como de toda a Prefeitura de Aracaju”, destaca a secretária adjunta da Educação, Maria Antônia de Arimateia.
Durante a manhã, aconteceu a mesa-redonda com o tema 'Educação da Criança: currículo e direito à infância do e no campo'. Já no período da tarde, o tema do debate será 'Princípios e diretrizes para consolidação do Fórum da Educação Infantil em Sergipe'.
“Estamos discutindo a ampliação e garantia da qualidade da Educação Infantil, pensando na proteção da infância. Precisamos oferecer a essas novas gerações de crianças uma condição humana para viver mais dignamente, pois acredito que a educação de qualidade é um elemento com condição máxima para poder qualificar o cotidiano dessas crianças em Sergipe. Hoje vamos sair com diretrizes do nosso estado para compor uma carta de intenções que irá para o movimento nacional, em agosto. A ideia é que Sergipe entre nessa discussão nacional. E a Semed entende que é extremamente necessário pensar a política pública a partir da discussão dos sujeitos que fazem parte dela.”, afirma a coordenadora de Educação Infantil da Semed, Núbia Josania Paes.
O evento é fruto da parceria entre a Semed, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Faculdade Pio Décimo. Durante as discussões, os professores e técnicos educacionais envolvidos dialogam sobre o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre maneiras de reativar e reafirmar o fórum sergipano, fomentando a articulação entre educadores, gestores, profissionais da área e estudantes.
“O nosso objetivo principal é a garantia do direito fundamental das nossas crianças, que é uma educação laica, pública e de qualidade. Atualmente, em Sergipe, alguns municípios do interior não ofertam creches para crianças de zero a três anos, e o nosso estado não conseguiu atingir o que o que o Plano Nacional de Educação determina para o atendimento de crianças desta faixa etária. Outro ponto é sobre o fechamento das escolas rurais, em que as crianças estão sendo transportadas de maneira indevida para escolas na cidade. Tudo isso faz parte da nossa pauta”, explica a coordenadora do curso de pedagogia da Pio Décimo e uma das organizadoras do evento, Regina Araújo.