Empoderamento feminino é tema em arraial do bairro 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
26/06/2018 20h48


O período junino ainda está sendo aproveitado pelas unidades da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju. Na tarde desta terça-feira, 26, o Centro de Referência da Assistência Social Maria Diná de Menezes, situado no bairro 17 de Março, realizou um grande arraial para os referenciados da instituição e toda comunidade, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O empoderamento feminino foi destaque na festa, que uniu centenas de pessoas para celebrar os santos juninos e refletir sobre o papel da mulher na sociedade e a igualdade de gênero.


A época também é momento de mostrar os talentos e fomentar o debate. Através de peças teatrais, formadas pelos próprios usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a mulher foi enaltecida e o discurso de igualdade de gênero valorizado. Para o secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Vieira, momentos como esses são estratégicos para disseminar ideias que devem ser impostas na sociedade. “O que a secretaria através de suas unidades faz é justamente aprofundar essas datas comemorativas trabalhando com aspectos da convivência. Esse é o nosso principal foco, usar esses momentos para lincar com temáticas importantes para sociedade, a fim de promover o diálogo. Aqui, nós usamos essa esfera cultural para trazer assuntos pertinentes para reflexão através de ações. Um exemplo deles, é o empoderamento feminino, tão importante ser pautado, principalmente, por causa dos altos índices de violência contra a mulher”, observa.


A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, esteve presente na ocasião. Para Eliane, o Cras Maria Diná é uma unidade bastante presente na vida dos moradores do bairro e tem ajudado bastante a Prefeitura Municipal a levar projetos para população da área referenciada pela instituição. “Primeiramente, queremos que os Cras sejam locais de promoção da educação, socialização, de confraternização e fortalecimento dos vínculos das famílias. Estamos trabalhando muito com esse Cras com atividades frutos de parcerias muito legais, e as pessoas já estão reconhecendo o nosso esforço. Essa unidade da Assistência está muito próxima da comunidade. É isso que queremos, porque assim nós conseguimos manter um maior contato com esses cidadãos, trazendo alegria, projetos, e formando cada vez mais uma grande família”, destaca.


O arraia contou com peças teatrais, apresentações musicais, de dança com o grupo ‘Favela Dance’ e da quadrilha do bairro ‘Rosa dos Ventos’. Segundo a coordenadora do Cras, Tatiana de Souza, a ação festiva teve como missão exaltar os aspectos culturais da região e pluralizar questões sociais importantes. “Em todas as festas comemorativas a gente buscar trabalhar com os nossos usuários a autonomia e empoderamento, fazendo com que os próprios se tornem multiplicadores das ideias discutidas aqui. Hoje trouxemos o mote ‘Acorda Maria Bonita’, com o intuito de mandar um recado reflexivo. Nessas festas eles brincam, se informam e se empoderam”, explica.


O evento contou com o apoio do projeto ‘Família na Praça’, Sesc Comunidade, Instituto Mariana e Associação dos Moradores do 17 de Março. Eline de Matos ficou muito feliz com a comemoração. “Estamos muito felizes com esse momento de lazer que a prefeitura nos proporcionou. Nossa comunidade precisa muito disso. Hoje, me senti muito representada com essas atividades”, agradece a doméstica.