Defesa Social encerra mais uma edição do projeto Procon Mirim

Procon Aracaju
28/06/2018 15h49

Alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Prof. João Batista "Douglas" de Souza, localizada no bairro Santa Maria, tiveram uma manhã especial nesta quarta-feira, 27. A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), realizou uma atividade lúdica, levando informações sobre os diretos do consumidor para as crianças.

A ação é uma das atividades do Procon Mirim, projeto que integra o calendário de ações do setor de Educação e Pesquisa do órgão. Nela, integrantes da equipe do Procon ministram palestras de maneira lúdica e exibem vídeos didáticos e dinâmicos, voltados para o público infantil, com o propósito de informar e conscientizar as crianças sobre os direitos e deveres do consumidor, garantindo acesso a informação desde cedo.

"Regularmente fazemos visitas, apresentamos conteúdos de maneira recreativa a respeito do direito do consumidor, sobre os principais casos de lesão, com propósito de que as crianças tenham condições de identificar diante da ocorrência e passar essas informações aos pais", explicou a coordenadora de Educação e Pesquisa do Procon Aracaju, Grazielle Rodrigues.

Para a coordenadora pedagógica da Emei, Eliene Cristina, atividades como estas são importantes para desenvolver a conscientização desde cedo. "É mensurável que vocês foquem e deem continuidade a esse projeto, porque é pertinente começar de pequenos e saber os direitos e deveres deles", opinou.

Além disso, a coordenadora destaca que essas atividades são importantes não só para os pequenos, mas também para os pais e responsáveis. Para ela, através do material lúdico as crianças absorvem as informações e aplicam na prática. "Se elas [as crianças] veem o pai pegar uma lata amassada no supermercado, já tem uma noção de que aquele produto não deve ser levado para casa e informam isso", exemplificou, Eliene Cristina.

Também foi contemplada pelo projeto, nesta quinta-feira (28), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Nascimento, localizada no bairro Santo Antônio. A aluna do 3º ano, Juliana Fernandes da Silva, de 8 anos, fez algumas perguntas e tirou várias dúvidas. "Eu achei muito legal, gosto quando vem pessoas de fora. Aprendi muitas coisas, que quando ‘dá' defeito no celular a gente pode reclamar e trocar, eu não sabia", explicou.

Para a coordenadora pedagógica do Emef, Adla Poderoso, através do formato lúdico da atividade as crianças interagem e absorvem as informações com maior aproveitamento. "É importante porque eles sempre acompanham os pais nas compras, com certeza a partir de agora eles vão ter uma visão melhor e aplicar o que foi aprendido aqui", destacou.