Prefeitura e Governo firmam parceria em prol da população de rua

Assistência Social e Cidadania
28/06/2018 17h46


Para fornecer mais qualidade de vida às pessoas em situação de rua de Aracaju, a Secretaria Municipal da Assistência Social e a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), assinaram, nesta quinta-feira, 28, um termo de formalização da distribuição de tickets alimentação para os usuários do Centro Pop que dá direito a refeições no restaurante popular Padre Pedro.

O fornecimento do almoço e do jantar para a população em situação de rua em Aracaju já existia, mas por conta de algumas questões administrativas precisou ser suspenso durante alguns meses e sendo agora retomado. O processo vinha sendo articulado de modo a assegurar a alimentação para a população usuária do Centro Pop, o que resulta em 100 tickets de alimentação diários para as pessoas assistidas pela unidade da Assistência.

Para a vice-prefeita Eliane Aquino, o momento tem um significado especial, porque foi durante a administração dela na Seidh que o primeiro acordo foi firmado. “Tenho muita alegria em participar desse momento de retomada, porque o primeiro acordo foi firmado durante a nossa gestão na Seidh. Dessa forma podemos perceber que essa ação passou a ser institucionalizada como política pública. Na Prefeitura de Aracaju nós trabalhamos justamente para que todos os avanços que conseguirmos realizar se tornem políticas públicas de fato e de direito, por isso investimos tanto nas parcerias seja com outros entes do Poder Público, com empresas privadas, instituições do terceiro setor ou universidades, por exemplo”.

A secretária da Assistência Social de Aracaju, Rosane Cunha, acredita que a distribuição de tickets dialoga com a política pública da segurança alimentar e nutricional, que prevê o acesso à alimentação como direito de todos. “Temos trabalhado para assegurar mais que o acesso às refeições, mas sobretudo a autonomia desses usuários de modo a que passem a não precisar desse suporte do Poder Público. Uma das estratégias é o envolvimento dos usuários do Centro Pop no projeto Cultivando a Cidadania, que prevê a instalação de hortas urbanas de modo a possibilitar que a produção possa vir a ser consumida e até mesmo comercializada com vistas à geração de renda”.

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Assistência Social tem realizado diversas atividades de valorização e cuidado para as pessoas em situação de rua. Um grande avanço da Assistência foi inauguração, em dezembro de 2017, da nova sede do Centro Pop.

 

No novo espaço é possível a guarda temporária de pertences, auxílio para retirada ou acesso à documentação civil, inscrição no Cadastro Único para programas sociais, desenvolvimento de oficinas socioeducativas e encaminhamentos diversos para a rede socioassistencial.

“Acredito que as parcerias são muito importantes principalmente quando o resultado é em prol da população que mais precisa dos serviços da assistência social, então todas as vezes que pudermos estar juntos trabalhando para a população de Aracaju é um motivo a se comemorar”, José Carlos Felizola Filho, secretário da Seidh.

De acordo com o coordenador do Centro Pop, Ediberto Souza, esse momento é muito importante porque trabalha com o resgate da dignidade das pessoas em situação de rua. “Entendendo que a alimentação é um direito humano, quando Estado e município se organizam para promover uma alimentação digna, nós estamos garantindo direitos humanos para as pessoas em situação de rua”

Presenças

Também estiveram presentes na assinatura do termo representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e representantes das pessoas em situação de rua usuárias do Centro Pop.