Rua de São João encerra com aprovação do público

Agência Aracaju de Notícias
30/06/2018 00h44
Início > Notícias > Rua de São João encerra com aprovação do público

A 108ª edição dos tradicionais festejos juninos da Rua de São João, localizada no bairro Santo Antônio, foi finalizada na noite desta sexta-feira, 29, com a aprovação dos moradores locais, ambulantes, quadrilheiros e visitantes. A aposentada Maria Rita de Lima, mais conhecida como ‘dona Ritinha’, aos 91 anos, nunca perdeu um forró no bairro, atualmente, considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Neste último dia do evento, ela dançou acompanhada da filha, do genro e do neto. “Eu gosto mesmo é de dançar. Assim a gente se distrai e esquece de muitos problemas”.  

 

Desde 1910, a Rua de São João se transforma, no mês de junho, em um verdadeiro arraial para comemorar os santos do ciclo junino. Este ano, 28 grupos musicais sergipanos se apresentaram, além de 44 quadrilhas participaram do tradicional concurso quadrilheiro. A festa foi promovida pelo Centro Social e Cultural São João de Deus, com o apoio da Prefeitura de Aracaju e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e aconteceu de 13 a 29 de junho.

Moradora do Centro da cidade, dona Ritinha e a família disseram que ficaram sabendo que tem forró acontecendo em vários bairros de Aracaju, inclusive, ali nas redondezas de onde moram, na praça General Valadão. “Essa ideia da Prefeitura de Aracaju de espalhar o forró por diversas localidades é inovadora. Essa festa é a verdadeira democracia da cultura. É importante colocar a cultura presente na vida das pessoas, principalmente, deixar viva essa tradição junina”, declarou o advogado Magno de Lima, neto de dona Ritinha. “Como é gratuito, é um incentivo para atrair o público. Para mim, apesar de distante da minha casa, aqui é a extensão da nossa festa. É um ambiente bem familiar”, completou Magno, aprovando o novo formato do Forró Caju 2018.


O presidente da Funcaju, Cássio Murilo, ressalta a importância da inovação. “Fico muito feliz de fazer parte de uma gestão que aposta e investe na ideia de democratização dos nossos bens culturais e de ver as famílias aproveitando tudo isso”.

 

Segundo o presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, Ronaldo Alves, a realização da tradicional festa na Rua São João foi possível acontecer este ano, por conta do apoio da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, por meio da Funcaju. “A vontade de cultivar essa tradição é o que nos move. É gratificante ver o apoio municipal e a fundação que propaga cultura nos ajudar em mais uma missão. São 108 anos de preservação de um patrimônio que é nosso e faz parte de nossa história. A Rua de São João não poderia deixar de acontecer. Estamos felizes”, declarou Ronaldo.