Ginástica laboral contribui para a saúde e qualidade de vida dos servidores

Agência Aracaju de Notícias
03/07/2018 16h31

Uma pausa de 15 minutos para fazer exercícios físicos que ajudam a evitar lesões adquiridas no ambiente de trabalho. Essa é a ginástica laboral, umas das atividades que integra o programa ‘Servidor Saudável' da Prefeitura de Aracaju, realizada através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em parceria com a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), para zelar pela saúde mental e física dos servidores.

As principais doenças comuns para quem trabalha sentado em frente ao computador são Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), e a ginástica laboral ajuda a diminuir esses casos, além de agregar como benefício o alívio das dores corporais, estresse, melhora da postura, da saúde e, consequentemente, da produtividade.

De acordo com o diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL) da Sejesp, Jersonilton Júnior, a ginástica laboral tem como principal objetivo promover uma qualidade de vida, "Procuramos fazer com que todos os funcionários participem das atividades para eles perceberem que, o pouco tempo do exercício que eles realizam, faz uma grande diferença e, através dessa experiência, fazer com que eles tenham uma vida saudável, pratiquem exercícios físicos. Isso ajuda a retomar a qualidade de vida que o prefeito Edvaldo Nogueira tanto prioriza também dos seus servidores", disse.

Os exercícios são realizados duas vezes por semana durante o horário de trabalho, com início às 9h da manhã, e são conduzidas por profissionais de Educação Física, estagiários e colaboradores da Sejesp. A equipe visita todos os setores onde fazem diversos exercícios de respiração, alongamento, força, flexibilidade, além de dinâmicas de integração e até massagem.

Segundo um dos condutores dos exercícios, o estagiário de Educação Física Victor Rafael, a principal queixa são as dores musculares. "Muitas pessoas sentem dores no trapézio e também na coluna cervical, procuramos trabalhar mais essas regiões para exercitar os membros superiores e inferiores, como também exercícios para a panturrilha e o antebraço, que melhoram a circulação do sangue e fortalece a musculatura", contou.

Disposição

Para a técnica administrativa da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) Amanda Silva, a ginástica laboral melhora o rendimento do seu trabalho. "Sou sedentária e quando faço os exercícios de alongamento e respiração sinto que tenho mais disposição para dar continuidade ao meu trabalho. As atividades físicas são fundamentais para a nossa saúde", explicou.