Saúde capacita profissionais para o preenchimento da Caderneta da Pessoa Idosa

Saúde
03/07/2018 20h59

Para reforçar a qualificação de profissionais que lidam com a assistência aos idosos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa da Saúde do Adulto e do Idoso, realizou nesta terça-feira, 3, na Unidade de Saúde da Família (USF) Adel Nunes, localizada no bairro América, uma capacitação para o preenchimento da Caderneta da Pessoa Idosa.


De acordo com a coordenadora do Programa, Patrícia Ribeiro Rocha, a aquisição das cadernetas veio a partir de uma habilitação junto ao Ministério da Saúde. “O objetivo do treinamento é percorrer todas as unidades de saúde municipais, apresentando a caderneta e mostrando a importância dela, que será um instrumento fundamental para o planejamento da linha de cuidado do idoso. Enquanto programa, entendemos que elas deveriam ser entregues de forma qualificada, por isso a realização do treinamento”, justificou.


 

Patrícia revela ainda que a caderneta registrará todo o histórico de saúde do idoso. “Ela é um instrumento de qualificação das nossas ofertas e funciona para auxiliar no acompanhamento da saúde, sendo utilizado tanto pelas equipes quanto pelos idosos, seus familiares e cuidadores. Nela serão registradas e acompanhadas, pelo período de cinco anos, as informações sobre dados pessoais do usuário, assim como suas condições de saúde e seus hábitos de vida", explicou.


Para a enfermeira da USF, Bárbara Hally, essa qualificação mostra a dedicação da SMS em oferecer uma assistência cada vez mais efetiva, rápida e humana aos usuários. “O nosso papel agora é de conscientizar o idoso para que ele tenha essa caderneta como um documento que deve ser levado a todos os lugares. Após esta capacitação, estaremos aptos a sermos agentes multiplicadores das informações, e também poderemos orientar os usuários e seus familiares, conforme as informações contidas na caderneta”, reconheceu.