Melhorias no pavimento corrigem inconvenientes provocados pelas chuvas

Obras e Urbanização
04/07/2018 15h30
Início > Notícias > Melhorias no pavimento corrigem inconvenientes provocados pelas chuvas

Recuperar um sistema viário que é o dobro de toda a malha viária de rodovias federais que cortam o estado exige um trabalho diário e balizado por critérios técnicos. São 890 km de ruas a base de asfalto que cortam os bairros da cidade, chegando a somar cerca de 60% de todo sistema viário de Aracaju. E foi com planejamento e análises técnicas que foi possível a reativação da Usina de Asfalto da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), que culminou no aumento da produção de asfalto e na ampliação do contingente de profissionais envolvidos nas ações de manutenção da malha viária.

Foi também com substanciais investimentos da Prefeitura de Aracaju que cerca de 80% dos problemas existentes no pavimento da cidade foram equacionados. Os recursos aplicados na recuperação viária totalizam algo em torno de R$ 17 milhões. Apenas na operação tapa-buraco, por exemplo, foram aplicados mais de 22,4 mil toneladas de asfalto e restaurado 320 mil metros quadrados de ruas e avenidas.

No entanto, com o período chuvoso, alguns locais voltaram a apresentar buracos, mas a empresa municipal já está identificando estes pontos e atuando para minimizar os danos. Já foi inclusive criado um cronograma que prevê ações que priorizem a recuperação logo após a ocorrência das chuvas. Tudo isto para atender aos pleitos dos condutores aracajuanos e seguir as recomendações do prefeito Edvaldo Nogueira, como informa o presidente da Emurb e secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

"De forma apressada é possível ter opiniões que deduzam que o piso de nossas vias públicas esteja aquém de sua qualidade. E isto não corresponde totalmente com a verdade, pois alguns motivos confluem para o desgaste e para o surgimento de buracos. Além das chuvas, que provocam danos em todos o pavimento de cidades Brasil afora, o número de veículos que a cada ano começa a circular em Aracaju deve ser lavado em consideração, a formação geológica do solo abaixo de nossas ruas também são fatores que provocam afundamento, a força da salinidade, maresia e oscilação climática também atuam para apressar o envelhecimento da malha viária", pontua Ferrari.

Ainda conforme o secretário, os trabalhos paliativos serão intensificados em julho sem perder de vistas as políticas públicas para consolidar a mobilidade. "Estamos cumprindo as orientações do prefeito e, mesmo com previsões de chuvas para este mês, vamos intensificar os serviços nos bairros. No entanto, dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura há alguns indicadores que preveem investimentos que corrijam estes gargalos, e esperamos que com o Plano de Mobilidade e o Programa de Recapeamento, as obras estruturantes nos bairros, possam restaurar nosso sistema viário para os próximos anos", finaliza o secretário.

Ações diárias

Dado prosseguimento às ações nos bairros, na manhã desta quarta-feira, 4, as equipes de campo foram mobilizadas para regularizar o piso das avenidas Euclides Figueiredo, Serafim Bonfim, Sílvio Teixeira, além de ruas do conjunto Leite Neto, bairro Jardins e o entorno do Terminal de Integração do DIA. Nestes locais, foram aplicadas mais de 100 toneladas de asfalto apenas no turno da manhã, devendo continuar pela tarde em outros pontos da capital.