Os funcionários do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, destinaram todo o dia desta quarta-feira, 4, para encerrar o primeiro ciclo de qualificação, que faz parte do projeto ‘Teias Invisíveis’, idealizado através da Diretoria de Gestão do Trabalho. Dividida em três encontros, a formação tem como proposta despertar os profissionais sobre as questões relacionadas ao ambiente de trabalho, a fim de garantir à população serviços mais humanizados e com maior qualidade.
Em três dias, os profissionais que atuam no Cras Maria Diná tiveram a oportunidade de conhecer novas práticas de gestão e atuação. Fazer com que os trabalhadores repensassem sobre suas práticas, enxergar os usuários dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de uma maneira mais humana e fortalecer os vínculos dentro do ambiente de trabalho também foram algumas das principais metas do projeto.
De acordo com a diretora da gestão do trabalho, Maria Luci Silva, nos encontros foram aplicadas técnicas dentro de uma metodologia pedagógica, que ajudou os participantes a trabalharem aspectos pessoais e sociais. “A cada formação que iniciamos, em cada grupo, temos como pretensão fazer com que cada trabalhador do Suas se desenvolva internamente e socialmente. Porque entendemos que, com o desenvolvimento pessoal, esses profissionais conseguem lidar muito melhor com o social. Quando isso acontece, eles estão atingindo o objetivo da secretaria, que é de melhorar a qualidade de vida dos nossos usuários”, destaca.
O terceiro e último encontro do ciclo com a equipe do Cras, responsável por atuar no bairro 17 de Março, teve como foco principal a prática profissional. “Aqui, eles estão tendo a chance de repensar as suas maneiras de atuarem enquanto profissionais da Assistência Social de Aracaju e encontrar novas possibilidades que nos ajudem a melhorar o nosso trabalho nas unidades. Então, queremos que eles parem um pouquinho e se perguntem: será que o meu trabalho está trazendo bons resultados? É justamente isso, queremos que eles parem, avaliem e ressignifiquem as suas práticas”, observa a coordenadora da gestão do trabalho, Maria do Socorro.
Profissionais satisfeitos com a iniciativa
“Eu achei incrível essa ideia da Secretaria, de promover uma ação que vai nos fazer enxergar melhor o ser humano, e claro, reconhecer os nossos potenciais e os nossos limites, nos dando mais força para ir além. Estamos nos encontrando enquanto pessoa, profissional e como equipe. No Cras, por exemplo, trabalhamos com o objetivo de fortalecer os vínculos de familiares e comunitários. Nesses encontros, estamos fortalecemos os nossos vínculos profissionais. Sem dúvidas, esses dias foram bem produtivos”, opina a coordenadora da Cras Maria Diná, Tatiana de Souza.
Para o oficineiro, Ton Toy Gladston, sua participação na formação o ajudou a fazer diversas reflexões que vão contribuir para um melhor desempenho do seu trabalho. “Os encontros foram bastante válidos para fomentar os nossos pensamentos sobre os serviços que oferecemos aos referenciados pelo Cras. Essa formação nos auxiliou a buscar resultados positivos, a fortalecer a nossa equipe com o intuito de sempre buscar oferecer serviços de qualidade e de uma forma humano aos nossos usuários”.