Esquadrilha da Fumaça voltará a se apresentar em Aracaju após 12 anos

Agência Aracaju de Notícias
06/07/2018 11h20

Depois de 12 anos o Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, retornará a Aracaju para uma apresentação. O evento ocorrerá no próximo dia 15, em comemoração aos 198 anos de emancipação política de Sergipe, que serão completados no próximo domingo, 8. Uma reunião na Prefeitura de Aracaju, com a presença de representantes da Aeronáutica, Polícia Militar, Secretaria de Governo (Segov), Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) e Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), na manhã desta sexta-feira, 6, definiu a logística necessária para o sucesso deste grande reencontro. 
 
A apresentação começará às 15h30 e tem previsão de uma hora de duração. No total, 45 membros, entre pilotos e mecânicos, do grupamento que surgiu em 1952, estarão em terras aracajuanas. A celebração também contará com apresentações musicais, antes e depois do show dos condutores. 
 
Por conta da ocasião, a orla de Atalaia, na Passarela do Caranguejo, será fechada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O bloqueio será realizado com a presença de quatro equipes, uma delas móvel. O tamanho será avaliado de acordo com o número de cidadãos que prestigiarem a homenagem. 
 
Além da SMTT, a Guarda Municipal e a Defesa Civil também contribuirão para o bom funcionamento da festa. “Um bom planejamento determina uma boa execução. Nós estamos cuidando da parte operacional, com bloqueio do local pela SMTT, reforço da segurança com a Guarda Municipal e disponibilização de bote salva-vidas. Tudo está sendo feito como precaução, pois a Esquadrilha da Fumaça possui uma experiência e capacidade fantástica e eu tenho absoluta certeza que a comemoração por nossa emancipação política será muito bonita”, explica o coronel Luis Fernando, secretário da Defesa Social. 
 
O Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, cedeu um grupamento do Grupamento Tático Aéreo (GTA) também para resguardar a população para casos de socorro marítimo, uma vez que a apresentação ocorrerá sobre o mar. “A GTA estará presente com a nossa aeronave Falcão 01, que ficará de prontidão para qualquer eventualidade. Além disso, a equipe se disponibilizará para apresentar o nosso helicóptero e tirar fotos com os cidadãos”, comenta o major Aristóteles. 
 
A reunião também definiu as ações da Aeronáutica, que será responsável pelo uso do espaço aéreo.  “O motivo maior da reunião foi esclarecer o plano de trabalho que será utilizando para garantir a paz e a tranquilidade durante as apresentações. Dessa maneira, tudo esta sendo preparado para que os sergipanos possam desfrutar de um excelente evento”, afirma o capitão Bernardo.