Para fortalecer ainda mais as relações entre as equipes de trabalho da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Coordenadoria de Benefícios Socioassistenciais e Transferência de Renda realizou um encontro de integração com coordenadores, cadastradores e recepcionistas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nesta sexta-feira, 6, na Estação Cidadania, unidade de atendimento da Assistência Social.
Para o secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Vieira, este momento de congraçamento é importante não só para os trabalhadores, mas para toda população usuária dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em Aracaju. “Nós temos identificado na gestão que conseguimos chegar a um patamar de qualidade técnica e operacional muito bom. Para isso, foi necessário estabelecer um núcleo de Educação Permanente para fazer com que os nossos profissionais entendam ainda mais sobre a importância da eficiência das nossas relações interpessoais dentro do ambiente do trabalho. Com isso, estamos contribuindo para obtermos ainda mais êxito no que se refere ao atendimento à população mais vulnerável da capital sergipana através das nossas ações e projetos”, destaca.
O Cadastro Único é a porta de entrada da população para os serviços desenvolvidos pela Assistência Social. Através do CadÚnico as pessoas poderão participar, por exemplo, das atividades realizadas nos Cras por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); receber acompanhamento familiar através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e ainda ter acessos a benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio Moradia.
A responsável pela Coordenadoria de Benefícios Socioassistenciais e Transferência de Renda da Assistência Social, Yolanda Santos, explica que essa mobilização dos profissionais através da integração vai fazer com que cada trabalhador ressignifique a sua atividade profissional. “Entendendo a importância de cada papel dentro dessa coordenadoria, os nossos profissionais nos ajudarão a oferecer à comunidade um serviço com maior eficiência. Com essa compreensão e dando valor às suas atribuições, os trabalhadores estarão garantido aos usuários um serviço ainda melhor. Ou seja, além de fortalecer os nossos vínculos enquanto profissionais deste sistema, as pessoas que precisam saem ganhando”, opina.
A atividade contou com dinâmicas de grupo, apresentação de vídeos e debate entre os trabalhadores a respeito de como elevar ainda mais o nível do atendimento à população.
Um exemplo a ser seguido
O cadastrador Caio Gabriel Conceição foi reconhecido pelo serviço de excelência que vem prestando aos usuários e também, pela cordialidade junto à equipe de trabalho. Para ele, a dedicação e uma atenção especial com os usuários são mais que necessários para execução da sua atuação função profissional. “O público da Assistência Social, mais do que qualquer outro, é formado por pessoas que precisam de uma atenção e de um cuidado dobrado. Eu acho, tanto para minha vida pessoal, como profissional, trabalhar com a equipe tem agregado muito. A dedicação e a atenção são ingredientes essenciais dentro da nossa área de atuação”, observa.