Sema e Emsurb se reúnem para planejar novos plantios na capital

Meio Ambiente
09/07/2018 14h54

Antes de qualquer ação é necessário um planejamento eficaz, a fim de executar os projetos da melhor forma e obter resultados positivos. Sendo assim, na manhã desta segunda-feira, 9, as equipes de arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e da podação e paisagismo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se reuniram para planejar o plantio de mudas que será realizado nas avenidas Alexandre Alcino, Senador Júlio César Leite e Hildete Falcão Batista.

A reunião foi realizada com o objetivo de reajustar os procedimentos, realizar a programação do plantio e definir as atividades para ambos os órgãos municipais. “Como trabalhamos em conjunto, temos que fazer uma integração das nossas atividades com as demandas da Emsurb, até porque a empresa não trabalha apenas com o plantio. Então vamos fazer essa integração, do que eles podem atender e como nós iremos trabalhar”, explica a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid.

No plantio, a Sema entra com a disponibilidade das mudas que são produzidas no Horto Municipal, situado no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), e no Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), com a abertura das covas nos canteiros das avenidas onde será realizada a ação, com o manejo e monitoramento para verificar se as mudas se estabeleceram ou se estão com algum tipo de problema, como a falta de água, ataque de uma praga ou a queda do tutor, assim como analisar se precisa repor alguma árvore que morreu. A Emsurb participa com a mão de obra, ou seja, equipe especializada para a execução das tarefas.

 ”O nosso papel nesse plantio é disponibilizar a nossa equipe especializada em plantio de mudas, fazer a abertura da bacia e continuar os cuidados com a irrigação após o plantio, que é de responsabilidade da Coordenadoria de Irrigação da Emsurb, com Anderson Teles Carvalho. Estamos todos nós trabalhando em parceria para alcançarmos o mesmo objetivo: melhorar a arborização urbana da nossa capital”, afirma a coordenadora de Paisagismo da Emsurb, Kamila Santana.

Trabalhos realizados

A Sema, em conjunto com a Emsurb, vem realizando a supressão de árvores e o replantio nas avenidas onde houve a necessidade de retirada de espécies arbóreas por estarem debilitadas, como Simeão Sobral, no bairro Santo Antônio, seguindo, para as avenidas Desembargador Maynard e Francisco Porto.

A Secretaria do Meio Ambiente, além de realizar a análise técnica em todos os canteiros da capital para verificar a situação da arborização urbana, autoriza a Emsurb a execução de supressão de árvores que oferecem risco à população aracajuana. Ambos os órgãos ajustam a arborização nos canteiros das avenidas com plantio adequado, irrigação, manutenção e posterior monitoramento. 

Datas dos plantios

A definição das datas para os plantios foi acertada pela Sema e Emsurb, ficando desta maneira: 
17 e 18 de julho: Avenida Alexandre Alcino, bairro 17 de Março. 
26 de julho: Avenida Senador Júlio Leite, bairro Aeroporto. 
27 de julho: Avenida Hildete Falcão Batista, bairro Atalaia.