Para proporcionar mais qualidade no atendimento à população assistida pelas unidades de acolhimento da Assistência Social, a primeira turma de educadores sociais formou-se, nesta segunda-feira, 9, no curso de "Cuidador Idoso Infantojuvenil", que foi ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Com um total de 64 horas de duração, o curso teve o objetivo de qualificar os profissionais para uma melhor oferta de serviços à população usuária das unidades da Secretaria da Assistência. As formações realizadas pelo Senac têm validade nacional e contam com um conteúdo programático que abrange toda a área de atuação de cada profissional.
No caso dos cuidadores sociais, foram ministradas aulas de Relações Interpessoais, Política de Humanização e Ética Profissional, Nutrição, Técnicas de Cuidador Infantil, Técnicas e Cuidador Idoso e Primeiros Socorros. Com o objetivo de realizar aulas que têm foco nas atividades práticas, a equipe do Senac visitou todos os equipamentos da Alta Complexibilidade e pode elaborar um conteúdo programático em conjunto com a Secretaria da Assistência.
De acordo com a coordenadora da Gestão do Trabalho, Maria do Socorro, a Secretaria da Assistência tem uma grande satisfação em promover a formação. "Esse é um momento de muito orgulho para todos da secretaria, porque nós planejamos de forma conjunta, tanto com o Senac quanto com a gestão da proteção especial, e também com os cuidadores sociais que já estão na ativa há algum tempo. Nós queremos oferecer o melhor para os nossos trabalhadores e usuários e acreditamos que as formações dialogam exatamente esse propósito".
Para Jonathan Rabelo, coordenador da proteção social especial, o desenvolvimento das atividades da Assistência deve ter um foco na população que mais necessita. "Nós acreditamos na humanização dos serviços. Toda criança, adolescente, pessoa em situação de rua, idoso e toda pessoa com deficiência, além mulheres vítimas de violência, precisa estar em um local que forneça acolhimento, segurança e que seja agradável. Temos lutado para proporcionar à população um acolhimento cada vez mais qualificado, respeitando as especificidades de cada público".
No curso Cuidador Idoso Infantojuvenil são ministradas formações para o trato com crianças, adolescentes, idosos, mulheres e crianças com deficiência. Os certificados de participação estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, 16.
"Nós ficamos muito felizes com o andamento desta primeira turma e impressionados com a participação deles. Realmente são pessoas que querem fazer a diferença na administração pública e o Senac está de portas abertas sempre que puder se incluir no processo de aprendizado. Esse foi um importante momento de partilha muito importante para todos nós", disse a coordenadora pedagógica do eixo ambiente-saúde do Senac, Jucileide Dultra.
Emocionada, a cuidadora social do Abrigo Núbia Marques, Ana Paula Sales, que trabalha no acolhimento de mulheres vítimas de violência, explica sobre a alegria de conclusão do curso. "A gestão foi dez em nos proporcionar essa formação, porque nós precisamos sempre melhorar para cuidar das pessoas que tanto precisam de um olhar humanizado. Eu me emociono porque amo o que faço e sinto que a partir de hoje o meu trabalho será feito com mais qualificação, porém, com o mesmo amor que me proponho todos os dias".