Assistência realiza avaliação antropométrica em crianças e adolescentes em situação de acolhimento

Assistência Social e Cidadania
10/07/2018 17h56

A equipe da Diretoria da Segurança Alimentar da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju destinou o dia desta terça-feira, 10, à avaliação do desenvolvimento físico-nutricional de crianças e adolescentes em situação de acolhimento das Casas Lares e Abrigos da capital sergipana, através da ‘avaliação antropométrica’.

A ação é realizada a cada seis meses com o objetivo de avaliar o crescimento, peso e demais composições nutricionais dos meninos e meninas, e também funciona como um instrumento para analisar as medidas impostas pela equipe de nutrição dentro das unidades da Assistência. Segundo a nutricionista responsável, Tatiana Canuto, a ação ajuda, principalmente, na prevenção de doenças relacionadas à alimentação. “Aqui, estamos medindo a altura, o peso dos meninos e meninas, que nos ajudam a compreender como eles estão se desenvolvendo de uma maneira saudável. Além disso, é uma forma de prevenção em relação às doenças que estejam relacionadas a alimentação", observa.

Tatiana explica, ainda, que para passar as orientações aos responsáveis das instituições de acolhimento é necessário que se tenha um conhecimento sobre o perfil de cada usuário. “Hoje é um dia essencial porque, a partir deste estudo, podemos orientar melhor os nossos cuidadores sobre a alimentação dos acolhidos e até readequar os cardápios de acordo com cada necessidade”.

A ação é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Segurança Alimentar e a Gerência de Alta de Complexidade, que visa garantir melhores condições nutricionais às crianças e adolescentes acolhidas. A mãe social Luciana Luiz avalia a iniciativa da secretaria como uma medida gera resultados positivos. “Esse trabalho que eles fazem é muito bacana, porque de certa forma, nos dar uma luz. A partir deste dia, eles nos trazem informações sobre o controle da alimentação, sobre quais tipos de alimentos devem ser mais presentes nas vidas nos nossos meninos, e o que deve ser evitado. Ou seja, é muito bom”, observa.

Atenção especial na alimentação

A Diretoria de Segurança Alimentar, da Assistência Social de Aracaju, tem desempenhando um importante papel de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis. Os abrigos e casas lares, por exemplo, são beneficiados com um projeto referência na capital, o Cultivando Cidadania, onde tem como principal proposta conscientizar os usuários sobre o plantio e consumação de produtos sem agrotóxicos. Dentro das instituições, o projeto leva saúde e educação alimentar aos pequenos, contribuindo para os seus desenvolvimentos e conscientizando sobre a prática da alimentação saudável.