Sema discute Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Aracaju

Meio Ambiente
12/07/2018 18h41


Aracaju Sustentável. Esse é um dos projetos do Planejamento Estratégico desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que na manhã desta quinta-feira, 12, apresentou uma das suas ações, o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa para os órgãos envolvidos no grupo de trabalho, como a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Secretaria de Estado do Governo (Segov). A proposta foi expor os dados obtidos e receber sugestões que podem ser acrescentadas para finalizar a ação.

O principal objetivo do inventário é saber quanto o município de Aracaju está emitindo de gases que contribuem para o efeito estufa. “Na reunião foi apresentado como nós conseguimos os dados, como foi realizado o cálculo para chegar até a conclusão. Então vamos validar, ver se todos estão de acordo com a metodologia que foi aplicada e discutir o que precisa ser feito, o que vamos incluir e como vamos comparar com as outras cidades e,  assim, dar uma posição final para fechar essa parte do trabalho”, explica o diretor de Licenciamento Ambiental da Sema, Diego Pacheco.

Para a realização do inventário foi necessário obter dados, datados do ano de 2016, disponibilizados pela distribuidora de energia, Energisa S/A, da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/ SE), da Emsurb e da Sergipe Gás S/A (Sergás). 

O diretor de licenciamento relata que “esse foi um trabalho difícil, porque envolveu várias questões a serem analisadas. Então colhemos todos os dados, e com base neles, foi calculado pela ferramenta disponibilizada pelo ICLEI (associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável) para analisar o quanto de gás contribui para o efeito estufa, como o gás carbônico, metano, óxido nitroso e vários outros gases que prejudicam a camada de ozônio e contribuem para essas mudanças climáticas”.

Segundo a coordenadora de projetos da Sema, Danielle Sobral, o órgão ambiental cumpriu um passo muito importante dentro do planejamento estratégico da Prefeitura, com a realização do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. “Dentro do planejamento temos nove ações sendo desenvolvidas e a apresentação do inventário é uma dessas ações que estão sendo concluídas com sucesso. E a nossa proposta é apresentar esse projeto que discutimos hoje, na reunião, para toda sociedade aracajuana”, afirma. 

Fórum de discussão

O secretário do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana, apresentou a ideia de criar um fórum de discussão de Mudanças Climáticas em Aracaju, com o foco de discutir como essas mudanças climáticas atingem a população e qual é a parcela de contribuição da própria sociedade para que isso ocorra. “Será uma grande oportunidade para apresentarmos oficialmente o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa. É um projeto que estamos analisando as possibilidades para realizá-lo”, destaca o secretário.