Revisão do PD: estudos apontam soluções integradas para a Zona de Expansão

Obras e Urbanização
13/07/2018 10h52
Início > Notícias > Revisão do PD: estudos apontam soluções integradas para a Zona de Expansão

A cidade planejada há 163 anos é hoje uma capital em franca crescimento populacional e expansão urbana. No entanto, estes fenômenos acarretam a necessidade de investimentos em políticas públicas de infraestrutura, rigorosa legislação no adequado uso e ocupação do solo e diretrizes para realização de obras públicas e particulares. Para corrigir as lacunas das políticas urbanísticas e ordenar o crescimento do município, a Prefeitura de Aracaju iniciou os estudos que pretendem revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU) e atualizar o atual Plano Diretor. 

A revisão está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Infraestrutura, com a participação protagonista de outros órgãos municipais, a exemplo das secretarias municipais do Meio Ambiente (Sema), do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), da Assistência Social e Cidadania, e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT).

As análises estão focadas na Zona de Expansão Urbana de Aracaju (ZEU) e buscando um detalhamento da realidade ambiental, social da região. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sergio Ferrari, este procedimento analítico será fundamental para traçar ações de planejamento e gestão urbana e solucionar, de forma sustentável, as questões hoje se apresentam como entraves. "Na realidade, ainda há na Zona de Expansão uma dinâmica conflitante na ocupação que acaba impendido a crianção de infraestrutura adequada e proporcionar a qualidade vida das pessoas. Isto precisa ser corrigido, e a intenção é justamente que no novo Plano Diretor que contemple uma legislação moderna e assegure o progresso da área com qualidade de vida daquela população", afirma Ferrari.