Uma escola humanizada e cidadã faz toda a diferença na formação dos alunos. É dessa forma que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira vem trabalhando com os estudantes do primeiro ao quinto ano com o projeto “Escola: espaço de convivência e valores”. Diariamente, valores como respeito, disciplina, amizade, tolerância, honestidade e paz são discutidos entre professores e alunos, com o objetivo de falar sobre cidadania, ética e pluralidade cultural.
A cada semana, são desenvolvidos diversos tipos de atividades que incluem rodas de conversa, dinâmicas, jogos, leituras, reprodução de vídeos, entre outras, com um tema diferente voltado aos valores. Todos os dias, antes da aula começar, os alunos das 22 turmas da Emef se reúnem na quadra da escola para um momento de reflexão e harmonização. É nesta hora que são trabalhados exercícios de respiração e reprodução de canções sobre o tema. Professores ou convidados ainda participam do momento falando sobre o valor trabalhado aquela semana.
O projeto foi idealizado pela professora Verilene Carvalho. Ela acredita que os valores aprendidos na escola se refletirá no futuro das crianças. “Eu acho que a base para o aprendizado é trabalhar primeiramente o ser, a partir daí o aprendizado flui melhor. Estes valores estão meio perdidos na sociedade e, trabalhando isso agora, teremos adultos melhores”, afirma a professora, que está há 12 anos na rede municipal de ensino.
“Os valores são a base de tudo. Por as famílias terem essa carência no que diz respeito a trabalhar esses valores em casa, a escola está resgatando isso e, dessa forma, vai refletir nas casas dos alunos também. E a sociedade ganha como um todo, porque, quando adultos, levarão para os seus trabalhos, para as famílias que irão construir. Isso é primordial”, completa.
Depois do momento de reflexão logo no início do dia, o tema da semana é abordado de forma diferente por cada professor, levando em consideração a idade dos alunos. Os menores, que ainda estão sendo alfabetizados, estudam a partir das letras de cada palavra. Já nos maiores, estimula-se a criação de redações e ditados de palavras. A forma lúdica de como o projeto trabalha os valores conquistou toda a escola.
Uma das professoras que abraçou o projeto foi Eliane Vieira, que leciona em uma das turmas do terceiro ano. Ela conta que as técnicas utilizadas tem dado resultado positivo no encaminhamento do projeto. “A música consegue tocar nas emoções e o nosso objetivo é realmente este, trabalhar a inteligência emocional dos alunos. Com os exercícios de respiração conseguimos silenciar, acalmar a mente e o coração. Sabemos que não é algo que vamos colher frutos a curto prazo, mas estamos plantando uma sementinha para colher no futuro”, destaca.
No espaço da escola, também foi montado um 'Painel dos Valores', com todas as palavras expostas para que sejam lidas e vivenciadas todos os dias. “Não queremos mudar apenas o espaço físico e o material didático, mas, principalmente, o ambiente social e psíquico dos alunos, professores e funcionários. O objetivo do projeto é educar a emoção, aumentar a autoestima, desenvolver a solidariedade, a tolerância, a segurança, o raciocínio lógico, a capacidade de trabalhar perdas e frustrações e formar pensadores”, enfatiza a coordenadora pedagógica da Emef, Betânia Fonseca Tavares .
Richard Daniel Nascimento , de nove, é aluno do terceiro ano. Ele conta que o que tem aprendido na escola leva para casa. “Me ensinam que não se deve falar de ninguém por causa da cor, porque é gordo ou magro, que tem que ter respeito por todas as pessoas e tudo que aprendo aqui, quando chego em casa, falo pra minha mãe e minha irmã mais velha”.
“Acreditamos que a escola é um espaço ideal para formar pessoas melhores, pois é um espaço de integração social e construção da cidadania. Queremos proporcionar aos alunos e funcionários um ambiente atrativo e acolhedor, para que todos possam repensar suas atitudes, desenvolvendo sua afetividade, seu senso de ética, cidadania e justiça”, finaliza Betânia.