Sema realiza plantio de mudas na Alexandre Alcino

Agência Aracaju de Notícias
17/07/2018 16h48

Cumprindo o Plano Municipal de Arborização de Aracaju, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou plantio de mudas ao longo da avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, zona Sul da cidade, nesta terça-feira, 17. A ação faz parte das propostas do Plano Estratégico da Prefeitura, através de um dos programas prioritários para a cidade, o Aracaju Sustentável.

No local, foram plantadas cerca de 90 mudas das espécies sibipiruna e algodão da praia, com cerca de quatro metros de altura, consideradas semi-árvores, que irão contribuir com a qualidade de vida da população aracajuana. Em um prazo de um a dois anos, a existência de novas árvores na região possibilitará melhorias no ar, diminuição da poluição sonora, sombreamento, já que é um local com intensa passagem de ciclistas e pedestres,  além do provável surgimento de aves, estimulando a fauna da localidade.

“A Alexandre Alcino é uma avenida recente, que possui cerca de um ano e meio de uso. Por isso, ainda não é arborizada e totalmente descampada. Mesmo sem ter características residenciais, ela possui um grande fluxo de trânsito, e essa ação segue o planejamento da secretaria para arborizar prioritariamente avenidas e praças da cidade com baixa arborização”, explica o coordenador do Horto Municipal e engenheiro agrônomo, Victor Melo.

O coordenador ressalta ainda que Aracaju possui um baixo índice de arborização proporcional a sua extensão territorial. Devido a isso, o compromisso da Prefeitura e da Sema se torna ainda maior, intensificando o plantio em locais que ainda não possuem arborização.

Mudas

As mudas utilizadas no plantio da avenida Alexandre Alcino são provenientes de compensação ambiental. Isso acontece quando alguma empresa é autuada por descumprimento à legislação ambiental e a pena é revertida em fornecimento de produtos compensatórios, como mudas de árvores.

A Sema também possui uma parceria firmada com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) para produção e armazenamento de mudas, que estão sendo utilizadas em outros pontos da cidade, inclusive em ações de replantio.