Prefeito acompanha início do funcionamento do prontuário eletrônico na USF Amélia Leite

Agência Aracaju de Notícias
17/07/2018 16h32

O prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária da Saúde, Waneska Barboza, visitaram, na manhã desta terça-feira, 17, a Unidade de Saúde da Família (USF) Amélia Leite, a primeira a implantar o Sistema de Gestão da Informação em Saúde de Aracaju. Lá, os usuários já estão fazendo uso do prontuário eletrônico, que, além de substituir a ficha de papel, cria um cadastro digital único do paciente, com o histórico de atendimentos, prescrições médicas, acesso a medicamentos e seu estado de saúde. Até o final do ano, 18 unidades estarão incluídas no sistema.

“Este era um sonho que eu acalentava: o de utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, no atendimento à Saúde. Começa hoje na USF Amélia Leite, onde as pessoas poderão marcar suas consultas, saber o horário e ter acesso ao painel de controle com a ordem do atendimento. O prontuário eletrônico permitirá que o médico acesse o histórico de atendimentos do cidadão em qualquer unidade de saúde. Isso permite que se administre melhor o tratamento, melhora o fluxo de pessoas e agiliza a consulta. Fico muito feliz de poder ser o prefeito que torna este sonho realidade para beneficiar as pessoas que precisam da Saúde Pública de Aracaju”, disse Edvaldo.

Para a gerente da unidade de saúde, Deisy Borges, o novo sistema representa benefícios tanto para o usuário quanto para o servidor. “Cria uma organização que beneficia a todos. O paciente faz sua marcação na recepção da unidade, já fica agendado o atendimento e, no dia da consulta, ele já é direcionado para a sala correta. Assim, vamos retirar, gradativamente, os prontuários de papel. Para o profissional de saúde, facilita no acesso às informações sobre o paciente”, destacou.
Usuária do posto, a pensionista Sonia Maria Tavares de Lima comemorou o início do funcionamento do sistema de informatização. “Sempre sou muito bem atendida e acolhida neste posto. Não tenho o que reclamar. Através daqui, já fiz até cirurgia de catarata. Agora com este sistema, vai ficar ainda melhor, com a chegada da informática. Estou feliz”, afirmou.

Da mesma forma, a agente de saúde Lúcia Maria Cardoso, o sistema informatizado auxilia no desenvolvimento do trabalho. “A gente já estava trabalhando com o uso dos tablets, que ajuda muito, pois o cadastro dos usuários não se perde mais. Com o prontuário eletrônico, o trabalho ficará ainda melhor”, ressaltou.    

O sistema

O Sistema de Gestão da Informação em Saúde de Aracaju foi lançado na manhã desta terça-feira, 17, em solenidade no Centro Administrativo José Aloísio Campos. O sistema integrará todas redes de atendimento municipal, como a Rede de Atenção Primária (Reap), a Rede de Urgência e Emergência (Reue) e a Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) e também com os Centro de Especialidades Médicas (Cemar). 

Com o prontuário, será possível evitar a duplicidade de cadastros, economizar e sanar a perda de informações do paciente devido ao uso do papel. Além disso, também irá melhorar a produtividade, controlar o estoque da farmácia e dar mais segurança nas informações.