Bairro Japãozinho é atendido pelo programa Aracaju Mais Verde

Meio Ambiente
18/07/2018 16h47

“Moro aqui há seis anos e meu sonho sempre foi ver esse local arborizado”. O anseio é de Wagner Gonçalves, morador do bairro Japãozinho, zona Norte de Aracaju, comunidade que está sendo atendida pelo programa ‘Aracaju Mais Verde - Plante com a gente’, da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). O órgão ambiental realizou o plantio de árvores na localidade na manhã desta quarta-feira, 18. O objetivo é continuar transformando as áreas com déficit arbóreo da capital sergipana em locais mais verdes.
 
Foram plantadas no local cerca de 20 mudas, tanto frutíferas, como o jenipapo e pitomba, quanto espécies que deixam o ambiente mais colorido e bonito, a exemplo do ipê roxo e a farinha seca. “Após a análise das condições do ambiente ter sido realizada, nós voltamos hoje ao bairro Japãozinho para realizar o plantio, que foi uma solicitação de um condomínio na avenida Euclides Figueiredo. Como aqui é um local que não tem nenhuma arborização, escolhemos espécies que melhoram o aspecto do ambiente, com copas largas para fazer sombra e adaptáveis a esse tipo de  solo”, explicou a analista ambiental da Sema, Taciana Azevedo.

“O solo daqui é bem compactado e é mais argiloso, fizemos covas largas para poder descompactá-lo. Trouxemos uma terra que já tem esterco, que é mais apropriado para o plantio, que é super fosfato simples, no que ajuda as mudas a se enraizarem logo. Vamos fazer o tutor e colocar cachepôs, porque aqui é uma área que tem muito cavalos e essa é uma forma de proteger as mudas. Iremos fazer também uma bacia para fixar abaixo delas, para quando o pessoal irrigar, a água fique acumulada, contribuindo para o fortalecimento da planta”, acrescentou a analista ambiental.

Responsável pela solicitação o morador do bairro, Wagner Gonçalves, conheceu o programa durante a exposição da VI Semana do Meio Ambiente de Aracaju, realizada pelo órgão ambiental de 9 a 13 de junho. Devido ao déficit arbóreo em sua comunidade, entrou em contato com a Sema para solicitar o plantio de árvores. “Entrei em contato com o pessoal da secretaria, fiquei na expectativa e alguns dias depois já me ligaram para marcar a visita. E hoje já vieram realizar o plantio, que é bom não apenas para o condomínio, mas para toda comunidade”, afirmou.

Carine da Silva, uma das moradoras, colaborou no plantio e relatou que estava feliz em ver sua comunidade sendo transformada, ganhando novos ares, por meio do plantio de mudas. “Isso vai fazer uma grande diferença na qualidade de vida de todos que residem no local. Vou cuidar bem das mudas para o seu melhor desenvolvimento e estou muito grata. Essas árvores vão dar uma imagem melhor para o nosso condomínio, para o nosso bairro. Além de fazer sombra, aqui vai ficar mais fresco e vamos até ter frutas. Estou muito feliz mesmo”, ressaltou. 

Quem também se engajou no plantio foi a pequena Alice Karolayne, que tem seis anos de idade. Ela garante que cuidará muito bem das mudas. “Eu vou cuidar bem delas para, quando eu crescer, poder ver essas árvores bem grandes e bonitas”, disse.