Saúde realiza ações alusivas ao Julho Amarelo no Parque da Sementeira

Saúde
21/07/2018 20h28
Início > Notícias > Saúde realiza ações alusivas ao Julho Amarelo no Parque da Sementeira

Dando continuidade à programação alusiva ao Julho Amarelo - mês de conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico de hepatites -, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou neste sábado, 21, diversas atividades no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira).

Durante toda a manhã, foram realizados 126 testes de glicemia capilar; 360 testes rápidos para detecção das hepatites tipo B e C; aplicadas 126 doses da vacina contra a hepatite tipo B, além de aferições da pressão arterial, palestra sobre a prevenção às hepatites virais e um aulão da Academia da Cidade.

Realizadas através do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), da Vigilância em Saúde de Aracaju, as atividades têm como objetivo promover a prevenção, o diagnóstico da doença e a imunização

A referência técnica de hepatites virais de Aracaju, Fabiana Andrade, observa que a ação aproximou a comunidade dos testes disponibilizados pelo município. “Nosso grande desafio é a detecção precoce. Infelizmente as pessoas não têm costume de procurar as unidades e ações nos proporcionam chegar àqueles que ainda estão vulneráveis de outra forma, e a vencer essa guerra que é a luta contra as hepatites virais, pois são doenças silenciosas e assintomáticas. Esse mês, estamos reforçando algumas atividades, mas tudo que está sendo feito aqui, ofertamos durante todo ano para a população de Aracaju”, informou.

O gestor em Tecnologia da Informação, Vandeney Mendonça de Souza, disse que assim que soube da ação decidiu participar. “Vi ontem na televisão a divulgação da programação e, como moro aqui perto, decidi vir para tomar a vacina contra hepatite B. Uma coisa que percebi ao chegar, é que aqui tem muito mais mulheres que homens. Temos que nos preocupar mais com nossa saúde, e ações como essa ajudam a reforçar essa importância”, opinou.

Parceria

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tania Santos, a intersetorialidade do evento ajudou na divulgação. “Diversos programas da SMS se uniram para a realização dessa manhã, a exemplo da academia da cidade e da Saúde do Adulto e do Idoso. Com isso, conseguimos ofertar muitos serviços e a população correspondeu marcando presença. Porém é preciso reforçar que a vacina contra a hepatite B está disponível em todas as nossas unidades básicas de saúde, e quem veio hoje precisa receber as outras duas doses, uma daqui a 30 dias e a terceira após seis meses da aplicação da primeira”, alertou.

A aposentada Eugênia da Silva Santos é um bom exemplo do resultado da parceria citada por Tânia. Ela foi convidada pelos profissionais da academia do polo onde frequenta, e decidiu chegar cedo para participar e aproveitar os outros serviços. “Frequento o polo da Academia que fica na Maracaju, e participo sempre que tem algo diferente, como hoje. Aproveitei bem o dia. Tomei vacina, vi como tava a pressão, foi ótimo”, elogiou.

A vendedora e estudante Carla Daniele da Silva Santos, de 22 anos, também elogia a iniciativa da SMS, e diz que veio em boa hora, já que não tem tempo de ir às unidades durante a semana. “Achei esse evento maravilhoso porque não tenho tempo de ir ao posto de saúde de segunda à sexta. Como hoje eu só trabalho à tarde, aproveitei pra vir com minha mãe. Que a prefeitura continue fazendo mais ações como essa”, ressaltou.

Confira a programação para os próximos dias:

>>> 24/07 (terça-feira) - Palestra sobre Prevenção às Hepatites Virais, com foco na saúde do trabalhador, testagem rápida para hepatites B e C, e vacinação da Hepatite B.

Local: Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), a partir das 8h;

>>> 28/07 (sábado) -Panfletagem, distribuição de laços amarelos, testagem para hepatites B e C e realização de panfletagem sobre a prevenção das hepatites virais nos salões de beleza e estúdios de tatuagens do centro da cidade.

Local: Praça Central do Mercado Municipal de Aracaju, das 8h às 13h;

>>> 30/07 (segunda-feira) -Testagem rápida para hepatites B e C, e vacinação da hepatite B ao público específico de manicures e tatuadores.

Local: Praça Zilda Arns, das 8h às 13h.