Sema discute ações ambientais destinadas às pessoas com deficiência visual

Meio Ambiente
23/07/2018 16h34

Inserir todos os cidadãos, independente das suas limitações, em ações que objetivam valorizá-los e ao mesmo tempo melhorar a capital sergipana. Foi com esse intuito que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do setor de Educação Ambiental (EA), se reuniu nesta segunda-feira, 23, com o vereador Lucas Aribé (PSB) para apresentar propostas e discutir parcerias para as ações que serão realizadas pelo órgão ambiental.

Na oportunidade, o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, e a coordenadora de Educação Ambiental, Raphaella Ribeiro, apresentaram ao vereador propostas de ações que poderiam contar com a participação do parlamentar, a exemplo das placas em árvores de Aracaju com identificação em braille, instrumento que permite à pessoa com deficiência visual a leitura de determinado objeto, sendo feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

“Iremos aproveitar o Inventário de Arborização Urbana, que já está em andamento, para inserir a proposta da ação da identificação das árvores para as pessoas com deficiência visual. Além da placa contendo o texto em braille, haverá um QR Code (código de barras), que após sua leitura, a pessoa poderá ouvir toda a descrição da árvore, como as suas características. O objetivo é identificar as espécies em todos os ambientes arborizados de Aracaju, estimulando o convívio e acesso à natureza dos cidadãos com deficiência visual”, relata o secretário.

A proposta das placas em árvores de Aracaju com identificação em braille e o QR Code descrevendo as espécies partiu dos alunos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema), da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Outro projeto discutido durante a reunião foi a proposta de transformar o Horto Municipal de Aracaju, situado no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), em um viveiro educativo, que ofereça, por exemplo, um jardim sensorial. "O objetivo é transformar o local em uma área educativa, garantindo acessibilidade a todos, por meio da implantação de projetos que ofertarão práticas sustentáveis para os visitantes do parque, para que possam conhecer e entender, de forma participativa, as questões ambientais", ressalta o secretário.

Praia Limpa

A reunião também serviu para firmar parceria com o vereador Lucas Aribé para o programa Praia Limpa, que ocorrerá no dia 23 de setembro, e visa a sensibilizar banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da orla marítima de Aracaju a práticas mais conscientes, a exemplo do descarte correto de resíduos e respeito aos animais marinhos.

“Este ano, a proposta do Praia Limpa será trabalhar em toda a extensão da área marítima, envolvendo diversos públicos, atingindo a todos. Como o vereador já desenvolve uma caminhada na praia com os deficientes visuais, pensamos em colocar a nossa ação no mesmo dia da caminhada, assim, permite que o nosso trabalho de sensibilização alcance a todos os cidadãos ”, afirma a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro.

Para o vereador Lucas Aribé, unir o seu projeto Aracaju Acessível, idealizado pelo próprio parlamentar e que consiste na realização de eventos de conscientização sobre acessibilidade ocorridos durante a semana em que se comemora o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, é de suma importância para inserir as pessoas com deficiência visual em ações sustentáveis.

“Nós recebemos o convite da Sema para discutir uma ação em conjunto, que vai compor a programação do Aracaju Acessível. Essa parceria é importante , pois  a causa ambiental é uma preocupação de todos nós e a preservação do meio ambiente é uma ação diária. É válida toda a iniciativa no sentido de conservar o que é nosso. Assim como a participação no Praia Limpa, a identificação das árvores em Braille e QR Code, iniciativa inédita em Aracaju e que é de grande valia, é uma forma de abraçarmos essa causa e juntos fazermos acontecer”, diz o vereador.