Fundat encerra curso de Culinária Italiana na UQP do Porto Dantas

Formação para o Trabalho
24/07/2018 16h34
Início > Noticias > 77538

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) atua com o intuito de capacitar cada vez mais cidadãos para o preenchimento de vagas disponíveis em diversas áreas do mercado de trabalho. Um desses cursos que fazem parte da grade da Fundação é o de Culinária Italiana, ministrado recentemente na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Porto D'antas e encerrado nesta segunda-feira, 23.

De acordo com o coordenador da UQP, Ricardo Luiz, vários cursos já foram ministrados na Unidade e o fato de serem gratuitos maximizam o potencial transformador na vida dos participantes. "Os cursos que oferecemos aqui são de suma importância, porque mudam a vida das pessoas. Esse é o objetivo da Fundat, qualificar e inserir pessoas no mercado de trabalho, que se encontra altamente competitivo. Considero muito importante que a oferta seja gratuita, porque o índice de desempregados ainda é alto e muitos desses alunos não possuem condições de arcar com cursos particulares", afirmou.

Para Natália Déda, gastróloga e ministrante do curso de Culinária, essa foi uma oportunidade ímpar de colaborar com o aperfeiçoamento dos alunos. "Foi uma experiência ótima participar dos cursos da Fundat e fico muito realizada quando os alunos aprendem, é muito gratificante para mim ver o progresso deles. Esta foi a primeira turma na UQP do Porto D'antas e eu adorei. Acho super bacana poder compartilhar meu conhecimento num curso gratuito, porque é uma forma da gente ampliar a cultura da gastronomia para que as pessoas possam ter essa chave de acesso e conhecer novas culturas, até para facilitar o ingresso no mercado de trabalho, futuramente", enfatizou.

Um dos alunos da turma foi o cozinheiro Acrísio Feitosa, de 49 anos. Apesar de já conhecer bem a área, esta foi sua primeira experiência com um curso da Fundat. "Esse curso é muito bom, porque o mercado está necessitando de profissionais na culinária. Por ser gratuito, muitas pessoas que estão desempregadas podem fazer. Pretendo trabalhar com a culinária italiana, fazer mais cursos assim", contou.

Já para Adriana dos Santos, dona de casa de 32 anos, esta é a primeira vez que ela pode aprender técnicas profissionais no ramo. "Eu sempre venho aqui na Unidade e acompanho os cursos da Fundat para me aperfeiçoar no dia a dia. Eu fiz esse curso por gostar muito de culinária e pretendo trabalhar com comida italiana. É muito bom ter essa oportunidade de aprender gratuitamente. Nós estamos adquirindo conhecimento e podemos até passar para nossos filhos, no futuro", explanou a aluna que já faz planos para trabalhar em restaurante.