Edvaldo faz entrega de certificados a 110 alunos de cursos profissionalizantes

Agência Aracaju de Notícias
26/07/2018 13h37

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta quinta-feira, 26, os certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes que a gestão municipal ofertou nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Ao todo, 110 pessoas participaram dos cursos de assistente administrativo, porteiro e vigilante, agente de limpeza e conservação, básico de escova e preparo de doces e salgados.

A iniciativa foi realizada a partir de uma parceria entre a Secretaria da Assistência Social, a Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As áreas de formação foram definidas a partir das demandas apresentadas pelas próprias comunidades.

“O dia começou muito especial, pois me enche de muita alegria fazer a entrega dos certificados de conclusão de cursos profissionalizantes que a nossa gestão ofereceu nos CRAS. Sei o quanto é importante para as pessoas, neste momento de desemprego tão alarmante no país, a realização destes cursos profissionalizantes. A Prefeitura dá assim as condições para que estes profissionais estejam mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, afirmou o prefeito.

Em seu discurso, Edvaldo ressaltou que “um novo caminho se abre” para os concludentes com esta profissionalização. Prova disso, reforçou, foi o depoimento da jovem Yasmin Bezerra, que participou do curso de porteiro e vigia.

“Fiquei muito emocionado com o depoimento da jovem Yasmin. Ela e sua turma foram além: criaram um projeto de empresa de consultoria para condomínios, após perceberem durante o curso que há uma necessidade de atualização de porteiros e vigilantes de condomínios. Foi uma excelente ideia, que mostra o potencial de cada um dos 110 participantes destas capacitações”, destacou.

No evento, o prefeito anunciou ainda que os formados no curso de Porteiro e Vigilante já serão encaminhados à Fundat para participar de uma primeira seleção, para trabalhar num condomínio localizado em Aracaju, que está ofertando seis vagas de emprego.

“Nova visão”

Representando as turmas dos cursos, Yasmin Bezerra fez um discurso de agradecimento. “Aprendemos muito a importância dos profissionais, seus direitos e deveres. Tivemos aulas práticas, teóricas e visitas técnicas. O curso nos deu uma nova visão e condições para entrarmos no mercado de trabalho”, afirmou.

A secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, destacou que os cursos ofertados pela Prefeitura, nos CRAS, atendem uma lógica que permite a participação da comunidade, reduz os índices de evasão, além de criar novas oportunidades de emprego.

“A Prefeitura dá todo apoio ao cidadão. Não são só os cursos, criados a partir das demandas de cada localidade. Tudo o que for possível, a gente realiza para que estas pessoas possam seguir em frente. Um exemplo disso é que as aulas acontecem nos próprios CRAS, para que a pessoa não precise se deslocar para longe, evitando que se gere custos com o transporte. Em breve, ofertaremos novas oportunidades”, disse.

Parceria

Os cursos profissionalizantes são resultados de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Senac. Eles obedecem a cargas horárias específicas para cada modalidade, além de contar com aulas teóricas e práticas. Os certificados são válidos em todo território nacional.

Os cursos foram realizados nos CRAS Maria Diná Menezes, no bairro 17 de Março; Pedro Averan, no bairro Industrial; Dr. Carlos Hardman Côrtes, na Soledade; Dr. Carlos Fernandes de Melo, no Lamarão; no Enedina Bomfim, no bairro América, e no Instituto Creche Menino Jesus, no bairro Olaria.