Saúde inicia nova etapa do Planejamento Local na unidade José Calumby

Saúde
26/07/2018 17h50

Dando continuidade ao Planejamento Estratégico Local (PEL), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, nesta quinta-feira, 26, a segunda etapa da ação na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Calumby, no bairro Bugio.
 
Na primeira etapa, as equipes da SMS visitaram a UBS com o objetivo de se reunir com a gerência para conhecer de perto a estrutura e o dia a dia da unidade. Já nesta segunda reunião, de acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila Borges, o objetivo foi o de apresentar o relatório do que foi percebido pelos profissionais.
 
“Hoje estamos apresentando um diagnóstico estrutural do processo de trabalho e os indicadores da Unidade. Em seguida daremos seguimento ao planejamento das problemáticas e as estratégias para melhorar a qualidade dos moradores do bairro”, ressaltou.
 
Além de Cristiane, também participaram do eixo de planejamento da UBS José Calumby, os servidores Wagner Mendonça, Celiângela Lima e Acácia Seixas. Ainda segundo a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, após a execução das ações do PEL, a unidade receberá o sistema de prontuário eletrônico.
 
PEL
 
As visitas às unidades visam estudar as particularidades das áreas as quais a saúde municipal atua, para identificar os pontos fortes e fracos, bem como possíveis melhorias que podem ser implantadas em cada região atendida. Com esses estudos, o objetivo é que a qualidade do serviço e o atendimento sejam aprimorados.
 
O secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha, explica que o trabalho se inicia com a coleta dos indicadores aplicados pelas equipes, e depois são debatidos os problemas com os profissionais, que juntos, pensam nas melhores soluções, construindo as propostas para serem trabalhadas com a comunidade.
 
“Quando o plano está formulado, é possível enxergar a realidade de cada área. Não há como pensar o plano desvinculado da realidade objetiva em que ele vai ser implantado. Planejar é o fundamento principal para o bom desempenho de qualquer ação, e quando se trata de gestão, organizar as ações quer dizer pensar na população, afinal, o resultado impactará justamente aqueles que vivem na localidade”, afirmou.