Defesa Social participa de debate na UFS sobre comunicação de riscos

Defesa Civil
26/07/2018 16h05

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, participou, na manhã desta quinta-feira, 26, de um debate sobre redução de riscos e desastres e o papel da comunicação. A atividade, desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe (UFS), possibilitou que alunos do curso de Jornalismo obtivessem conhecimento sobre os mecanismos de atuação e funcionamento da Defesa Civil na capital.

Foram compartilhadas informações técnicas e conceituais necessárias à comunicação adequada de situações que envolvam os diversos tipos de desastres. O foco esteve voltado às demandas da capital em relação às chuvas, como é o caso de inundação, alagamento e enchente. A diferença entre pessoas desabrigadas e desalojadas, também, foi um dos tópicos contemplados.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, a palestra possibilitou compartilhar informações sobre os cinco pilares da Defesa Civil: prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação. "Esclarecemos a diferença entre cada um deles, justamente para que esses futuros profissionais possam entender as atividades e em que âmbito a Defesa Civil atua", ressaltou.

Ganhou destaque o trabalho desenvolvido pelo órgão para avaliação de riscos e minimização dos impactos de um possível desastre. "Esse conhecimento se faz necessário para que eles, futuramente, exercendo a profissão, saibam também como comunicar às pessoas, assim como para atuarem como multiplicadores dessas informações. Dessa forma, poderemos ter uma população cada vez mais consciente e que possa nos acionar de maneira adequada, quando houver ocorrência", explicou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

A professora Michele Amorim Becker, responsável pela disciplina Seminários Temáticos, ressalta que o tema "Comunicação de Riscos" é trabalhado em sala de aula com ênfase para as questões socioambientais, tecnológicas, ambiente de trabalho, saúde pública e segurança nacional. "É importante que esses estudantes de Jornalismo saibam da importância do tema, para que possam compreender melhor esse processo e no futuro, inclusive, possam pautar a própria imprensa e a própria mídia em relação à redução de riscos e desastres", destacou.

O estudante do Departamento de Comunicação da UFS, Evandro Santos, conta que toda a teoria já trabalhada em sala de aula ganha maior abrangência com os debates que estão ocorrendo. O jovem avalia que este conhecimento permitirá ampliar o debate, por meio das reportagens, além de revelar a importância desse tema para a sociedade. "Foi muito gratificante, esse encontro. Pudemos entender o papel da Defesa Civil. Esse momento é muito importante e tem uma contribuição enorme para o nosso futuro, enquanto profissionais da Comunicação", disse o universitário.

Na ocasião, o major Sílvio Prado também falou sobre os canais de comunicação para acesso aos serviços da Defesa Civil, como é o caso do número emergencial 199. Também foi tema de debate o serviço de alerta por SMS - 40199.