Emsurb executou ações de limpeza em mais de 60 canais na capital

Serviços Urbanos
26/07/2018 17h29


Os esforços que a Prefeitura de Aracaju tem feito para devolver a qualidade de vida à população já são percebidos. Prova disso é o serviço regular de limpeza de canais, realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que tem evitado situações de alagamentos e maiores transtornos para a população que reside na capital.

Para receber as ações de limpeza, a empresa municipal possui um cronograma baseado na última data em que foi realizado o tratamento de cada canal. Em média, o serviço acontece a cada três meses, mas, a depender do acúmulo de materiais, alguns locais recebem intervenção antes deste prazo, assim como no período com maior incidência de chuvas, onde o intervalo das ações cai para 15 dias a um mês.
 
De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop), de janeiro deste ano até meados de julho, 65 canais  receberam os serviços de limpeza. Destes, 25 foram pelos métodos mecanizado e por barragem móvel. O diretor  de Operações, Bruno Moraes, enfatizou a importância da manutenção de um canal. "São serviços de suma importância, pois evitam problemas de alagamentos, muriçocas e animais peçonhentos. Um canal limpo próximo as residências é sinal de qualidade de vida", disse.
 
O serviço de limpeza dos canais da cidade é feito por três métodos distintos. No método manual, a limpeza é toda feita pelos agentes que capinam, varrem, roçam e recolhem o lixo das margens e dos leitos dos córregos. Já a limpeza mecanizada conta com uma escavadeira hidráulica, que retira do fundo do canal grande quantidade de lama acumulada. Por fim, o método de barragem móvel, onde uma lona é utilizada para fazer uma barragem em parte do canal e, assim, possibilitar a limpeza na parte que fica seca.