Guarda Municipal faz videomonitoramento nos bairros de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
27/07/2018 17h26
Início > Notícias > Guarda Municipal faz videomonitoramento nos bairros de Aracaju

Implantada durante o Forró Caju deste ano, a Base Comunitária de Videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) entrou em uma nova fase. Primeiro ônibus de monitoramento do país a ser liberado pela Secretaria Nacional da Segurança Pública, a base tem trabalhado de forma integrada com a Central de Monitoramento da GMA e, com o auxílio de equipamentos que captam todos os detalhes das áreas, está acompanhando a rotina dos bairros de Aracaju para auxiliar na segurança e na definição de políticas públicas para a capital.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, coronel Luis Fernando Silveira de Almeida, nesta fase estão sendo colhidas imagens da rotina dos bairros da capital para que a Guarda Municipal conheça a dinâmica da população local, o que eles fazem, horários em que há mais frequência de pessoas, de modo que sejam obtidas uma gama de informações que a Prefeitura possa usar nas políticas públicas de lazer, entretenimento, saúde, educação, e na parte da própria segurança pública.

“Nessa fase, nós estamos captando imagens, vamos classificar essas imagens, e ao mesmo tempo estamos desenvolvendo um software que vai fazer a integração dessas imagens com o Ciosp [Centro Integrado de Operações de Segurança Pública] e com a Guarda Municipal, simultaneamente ao sistema de videomonitoramento que está lançando fibra pela cidade e que também vai instalar 83 câmeras. Dessa forma, as câmeras que são fixas do Ciosp e da Guarda Municipal vão ter também o reforço das imagens do ônibus, que pode estar em qualquer lugar da cidade”, explicou.

Segundo ele, o ônibus da GMA passará por todas as regiões da capital para fazer um mapeamento criterioso, que tem como objetivo de analisar o fluxo de pessoas, os horários em que há o maior índice de violência, entre outros pontos para formalizar uma avaliação que possibilidade uma ação mais efetiva para a segurança dos aracajuanos e, consequentemente, atuar de forma positiva para o trabalho das forças de segurança do Estado.

A base faz parte do projeto "Aracaju Segura", que prevê uma série de ações de enfrentamento à violência na capital. O ônibus conta com nove telas para monitoramento, sala de reunião, além de um gerador elétrico que poderá ser acionado manualmente para evitar falhas no acionamento automático. A câmera fira em 360 graus, sobe e desce e tem alcance de um raio de 3 km.
 
“A capacidade do ônibus é de 64 terabytes, então a gente pode filmar dois meses direto sem precisar fazer backup, e com isso vamos ter muita informação para que o prefeito, na sua tomada de decisão, possa escolher quais as políticas prioritárias para cada lugar. Temos que ressaltar o grande uso da tecnologia quando a gente implementa ideias criativas, a gente contribui muito para que o trabalho humano seja mais fácil”, destacou o coronel Luis Fernando.

Cronograma

De acordo com o secretário Luis Fernando, a Base Comunitária de Videomonitoramento passará por todos os bairros do capital. Até agora, já receberam o ônibus da GMA o 17 de Março e o Santos Dumont. Nesta sexta-feira, 27, o videomonitoramento está sendo feito no Bugio. “Nós vamos estabelecer esse cronograma semanalmente com paradas para manutenção, paradas para a gente fazer análise de imagem, e por cerca de três meses percorreremos a cidade para que na próxima fase já haja o compartilhamento de imagem em tempo real”, informou.

O acompanhamento da rotina do bairro está sendo feito durante os turnos da tarde e noite por ser o período onde há maior fluxo de pessoas nas comunidades, mas pode ser alterado caso tenha necessidade.  “Nós ficamos durante a tarde e a noite pegando essas imagens, vendo a transição dos turnos, a chegada das pessoas, quem frequenta, que tipo de pessoa frequenta essa praça, e isso também vai servir para que a população, aos poucos volte a se empoderar dos espaços públicos e a utilizá-los, e a gente garanta a segurança nesses espaços para que a população fique tranquila”, justificou o secretário municipal da Defesa Social.

Segurança

Ainda de acordo com o coronel Luis Fernando, com o videomonitoramento, a Guarda Municipal está ainda mais presente nos bairros de Aracaju, o que garante a segurança da população e dos próprios profissionais que atuam na captação das imagens. Para ele, o trabalho que está sendo desenvolvido pela GMA será muito positivo para as políticas públicas da Prefeitura de Aracaju.

“A presença do ônibus e da Guarda é um fator de prevenção da criminalidade extremamente forte. Ninguém vai ficar aqui querendo cometer delitos sabendo que está sendo filmado, que está sendo visto. A determinação é que a gente intensifique cada vez mais a vigilância eletrônica, que a gente use da tecnologia e da inteligência para trazer à cidade esse lado humano, criativo e produtivo, que é a política que o prefeito adotou e está trazendo, que torna a cidade não só mais torna a cidade mais segura, mais também mais bonita, mas mais agradável”, finalizou.