Aracaju sediou o primeiro Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de 2018. A secretária municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite, que também é vice-presidente da Undime/SE, esteve presente no evento que iniciou na última quinta-feira, 26, e foi encerrado nesta sexta-feira, 27, em um hotel no bairro Farolândia. Também estiveram presentes no fórum representantes nacionais da entidade, assim como do Ministério da Educação (MEC).
Cerca de 100 pessoas de todos os municípios do estado participaram do fórum que teve em sua abertura uma palestra do presidente nacional da Undime, Aléssio Costa, que apresentou sua experiência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). A deputada federal por Minas Gerais Raquel Muniz, relatora da PEC nº 15/2018, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), proferiu uma palestra sobre financiamento da educação.
“A realização deste fórum traz benefícios grandiosos, não só para nós, da Semed, mas para todo o estado de Sergipe, contribuindo para que a nossa educação pública seja fortalecida. Aracaju está passando por um momento muito especial na Educação, com a volta da lei da gestão democrática e outros avanços. É muito importante esta troca de experiência com os secretários de outros municípios para que possamos, juntos, melhorar o ensino ofertado aos nossos estudantes”, afirma Cecília Leite.
“Este evento busca fortalecer as ações da Undime e dos nossos secretários municipais, que enfrentam desafios grandiosos todos os dias nas suas cidades. Buscamos colher deles quais os maiores desafios, propor parcerias com pessoas e entidades que possam nos ajudar. Por exemplo, tivemos palestras sobre o uso do cartão do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE, que era algo que gerava muita dúvida entre as secretarias municipais de educação”, explica o presidente estadual da Undime e secretário de Educação de Itabaianinha, Thiago Carvalho.
O secretário executivo da Undime/SE, José Erinaldo de Oliveira Neto, acredita que a realização do fórum irá contribuir para uma melhor gestão nas pastas municipais de educação. “Os gestores estão se atualizando em relação à informações técnicas sobre os programas, sobre os planos de cargos e salários dos professores e sobre métodos de avaliação para os alunos. O objetivo é justamente que estes gestores saiam com uma bagagem maior ainda e atualizados sobre o que está acontecendo atualmente na educação a nível nacional”.
Temas como a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), modos de implantar a escola democrática brasileira em tempos de redução de alunos e como montar a Rede de Assistência Técnica para elaboração e adequação dos Planos de Carreira e Remuneração também foram destaques no evento.
“Este evento trouxe temas de muita relevância para as gestões municipais e, com certeza, a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju aproveitou muito este momento. Foram discussões que nos ajudarão a aprofundar ações que já estamos desenvolvendo. Vimos aqui falas sobre a gestão democrática e gestão das escolas onde pudemos acompanhar as experiências de outros estados. Tenho certeza que todos os secretários aqui presentes voltarão para suas cidades com muitas dúvidas esclarecidas e novas ideias para aplicar em suas redes”, comenta a coordenadora de gestão educacional da Semed, Maria José Guimarães.