Em alusão ao Dia Nacional do Escritor, a biblioteca Mário Cabral promoveu nesta sexta-feira, 27, o ‘Encontro com o Escritor Almeida Júnior’. O evento contou com a presença de alunos de quatro escolas municipais e foi realizado no Centro Cultural de Aracaju, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
De acordo com a coordenadora da biblioteca Mário Cabral, Verônica Cardoso, iniciativas como essa fortalecem e estimulam a leitura para as crianças. “Promover atividades em homenagem ao Dia do Escritor reforça o hábito de ler desde cedo. Acredito que através das belas palavras de Almeida Júnior, os pequenos aprenderam que são capazes de ir além da imaginação”.
O escritor sergipano Almeida Júnior explica o seu amor pelo que faz e lamenta o déficit de leitura da população brasileira. “Adorei o convite de ter vindo. Hoje tivemos aqui crianças carentes que também precisam do incentivo à leitura. O Brasil é um dos países que menos lê no mundo, e isso é muito feio e triste. A leitura é a base da educação. Vamos mudar essa realidade”, ressalta.
Realidade essa que já demonstra mudança na vida da estudante Jessy Santos. Segundo ela, essa atividade lúdica proporcionada pelo evento a estimulou a comprar livros. “Hoje aqui foi muito bom e divertido, porque cantamos e dançamos com as músicas dos animais, e o escritor contou o que os livros fazem em nossa vida. Quando eu chegar em casa vou pedir para a minha mãe me dar livros de presente a partir de agora”.
Além do encontro com o escritor, as crianças tiveram a oportunidade de passear e conhecer a estrutura do Centro Cultural, inclusive a biblioteca. “Essa iniciativa é interessante, pois estimula o hábito da leitura, principalmente, nos menores que estão tendo contato com os livros agora. O Centro Cultural também é um verdadeiro estímulo, porque sai da rotina das escolas”, destaca a professora da Escola Municipal Thetes Nunes, Marielly Campos.