Saúde participa do V Seminário Estadual sobre Hepatites Virais

Saúde
27/07/2018 20h32
Início > Notícias > Saúde participa do V Seminário Estadual sobre Hepatites Virais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), da Vigilância em Saúde de Aracaju, participou nesta sexta-feira, 27, do V Seminário Estadual de Hepatites Virais. O evento aconteceu no auditório da Universidade Tiradentes, e teve como o objetivo de intensificar as atividades do Julho Amarelo, mês dedicado ao combate e a prevenção das hepatites virais.

De acordo com a Referência Técnica (RT) das hepatites virais da SMS, Fabiana Oliveira, o evento foi direcionado aos profissionais de saúde como forma de capacitá-los acerca da prevenção destas infecções. “Aqui pudemos discutir casos clínicos, além de divulgar fluxos de atendimentos e encaminhamentos. Foi uma troca de experiências muito enriquecedora”, disse.

Constituídas como um dos maiores desafios à saúde pública em todo o mundo, as hepatites virais atingem boa parte da população e podem ser evitadas com alguns cuidados e recomendações. Para a assessora técnica do Programa de ISTs da SMS, Débora Oliveira, a troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais é fundamental.

“Afinal, é uma doença que acomete uma parte significativa da população. Segundo a Organização Mundial de Saúde, atualmente existem mais de meio milhão de portadores das hepatites B e C. Elas são responsáveis por muitos óbitos anualmente, como consequência de suas formas agudas graves ou, principalmente, pelas complicações das formas descompensadas crônicas. É importante saber que a hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata. Mas se for diagnosticada precocemente, tem cura”, explicou Débora.

Também participaram do seminário as servidoras Marilia Uchôa, Celiângela Lima, além de diversos profissionais da Saúde do Trabalhador, das Unidades Básicas de Saúde e SAE/CTA.

Seguindo a programação da SMS em alusão ao Julho Amarelo, no sábado, 28, as equipes da Saúde realizarão testes rápidos para hepatites B e C e farão panfletagem sobre a prevenção destinada à população. A ação ocorrerá na Praça Central do Mercado Municipal de Aracaju, das 8h às 13h. Já próxima segunda-feira, 30, na Praça Zilda Arns, das 8h às 13h, também haverá testagens rápidas para detecção das doenças, e vacinação da hepatite B destinada ao público específico de profissionais de salões de beleza e estúdios de tatuagem.