Oficina de Artesanato em Couro é oferecida aos instrutores da Fundat

Formação para o Trabalho
27/07/2018 20h10
Início > Noticias > 77592

Uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro contribuiu para o aprendizado de diversos instrutores de artesanato nesta sexta-feira, 27. Isso porque a parceria viabilizou a realização do curso de Artesanato em Couro na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do conjunto Jardim Esperança, situada no bairro Inácio Barbosa, que foi ministrado por dois artesãos cubanos que viajam pelo Brasil com o intuito de promover esse tipo de intercâmbio artístico.

Segundo Perayo Rondon, que ministrou a oficina ao lado da esposa, Adela Figueroa, há 40 anos o artesanato tem feito parte de sua história e uma de suas maiores alegrias é poder estar em constante movimento, compartilhando o que sabe com as pessoas que eles encontram em cada cidade. "Estamos percorrendo o Nordeste do Brasil em um intercâmbio cultural. Já acontecia antes no Sul e Sudeste e agora a experiência se estendeu. Vamos percorrer dez municípios do Nordeste e o motivo é intercambiar com profissionais e estudantes a nossa maneira de fazer o trabalho de artesanato em couro, sempre objetivando aprender também. A troca de conhecimentos tem sido muito boa e os alunos dessa oficina, que já são instrutores da área artesanal, estiveram muito interessados em aprender outro tipo de artesanato", afirmou.

A instrutora de Path Aplique da Fundat, Jaqueline Franca, ressaltou que, apesar de já possuir um amplo conhecimento em diversas técnicas de artesanato, a oficina foi uma ótima oportunidade para ela desenvolver habilidades com um novo tipo de material que ainda não havia trabalhado. "Eu adorei. Foi um grande aprendizado com os instrutores cubanos, que são maravilhosos. Esta foi uma atividade que vai servir para sermos instrutoras de outros cursos, e já espero que em breve tenham outras oficinas como essa para a gente aprender ainda mais técnicas. Nós, que adoramos artesanato, temos que nos reciclar sempre", explanou.

Para sua colega de classe que compartilha do mesmo nome e que ministra oficinas de cartonagem e feltro, Jaqueline Cruz, a chance de ter participado dessa ação foi uma oportunidade ímpar de expandir o domínio de novas técnicas para poder repassar aos seus futuros alunos. "É uma experiência muito boa poder aprender, melhorar cada dia mais o que faço é muito bom. Estar com os instrutores aqui e depois poder repassar esses conhecimentos para nossos alunos nos cursos da Fundat é muito gratificante, porque é através do que ensinamos que eles conseguem comercializar as peças e até ensinam o que aprenderam para outras pessoas", enfatizou.

De acordo com a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França, a parceria foi uma ação de grande valia para a reciclagem dos instrutores da Fundação. "Nós ficamos muito gratos por esta ter sido uma oportunidade que colaborou para o aprendizado dos nossos instrutores. Foi uma reciclagem muito importante e todos adoraram, foi fantástico. A Fundat está sempre buscando fazer o melhor para o enriquecimento profissional de cada um", ressaltou.