Prefeitura oferece mais agilidade aos funcionários através de serviços não-presenciais

Agência Aracaju de Notícias
31/07/2018 15h40

A agilidade em um serviço sempre é importante em qualquer instituição, seja pública ou privada. É pensando nisso que a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), através da Central de Atendimento ao Servidor, abraça a eficácia e promove rapidez nos serviços que oferece ao trabalhador da Prefeitura de Aracaju.

A Central de Atendimento fica situada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede da Prefeitura. Entretanto, muitos serviços não precisam ser feitos necessariamente de forma presencial, tornando o procedimento mais prático e reduzindo filas. Através do site do Serviço de Atendimento ao Serviço (S.A.S), o servidor, que tem acesso ao sistema por meio do número de sua matrícula e senha, pode acompanhar seus processos com detalhes a hora que quiser, em sua própria casa, pelo celular ou computador.

Um exemplo disso, é o recebimento de contracheques. No início do mês, muitos servidores se deslocam até o setor apenas para receber o documento. Com a disponibilidade deste tipo de serviço de forma online, cada servidor tem acesso ao próprio contracheque na plataforma S.A.S. A gerente geral de atendimento da Seplog, Ângela Araújo, considera isso um grande benefício aos servidores. "Com o serviço online ele não terá necessidade nenhuma de pegar presencialmente, se ele já tem o contracheque na palma da mão, no celular", disse. Além de ter acesso no site, o servidor pode consultá-lo também no caixa eletrônico vinculado a Caixa Econômica Federal ou o Banese e economizar tempo na espera do atendimento.

Outro serviço simples que pode ser feito à distância é o desbloqueio de senha. Caso o servidor esqueça ou perca sua própria senha de acesso ao sistema, só precisa ligar para o atendimento, conversar com umas das atendentes, responder a uma pergunta de conteúdo pessoal para, então, ser gerada uma nova senha. "Uma servidora moradora do município de Lagarto precisou gerar uma nova senha e veio até aqui para isso. Se ela tivesse ligado, não precisaria se deslocar. Nós desbloquearíamos aqui mesmo e ela ia gerar uma nova senha lá na casa dela", explica a gerente.

O procedimento de abertura de processos, como cadastramento de vale-transporte ou entrada na aposentadoria, por exemplo, são presenciais e continuam sendo feitos na Central de Atendimento normalmente. Mas, após a abertura, todo o trâmite pode ser acompanhado online.

Serviços oferecidos online

Além dos serviços de consulta de contracheque e redefinição de senhas em caso de perda ou esquecimento, o servidor pode acompanhar via site ou telefone na central de atendimento a ficha financeira, consultar o andamento dos seus protocolos, rescisão de contrato, restituição, vale-transporte, retorno às funções, retroativo de pagamento, revisão de aposentadoria, revisão de insalubridade, revisão de letra, revisão de triênio, revisão de processo, revogação de portaria, revogação de decreto, salário-família, solicitação e cópia de prontuário.

Caso prefira, o servidor pode ligar para o telefone (79) 4009-7851, com ramais 7852 e 7960, e falar com Central de Atendimento.