Fundat finaliza capacitações em artesanato e culinária

Formação para o Trabalho
31/07/2018 17h12

O mês de julho chega ao fim e, com ele, diversos cursos que fazem parte do portfólio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) também chegam à fase de conclusão. Duas dessas capacitações foram em Técnicas Básicas de Boneca de Pano (30h) e de Sobremesas finas (20h), encerrados nos dias 30 e 31, respectivamente.

O primeiro, realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santa Maria, reuniu uma turma repleta de participantes que buscavam não só aprender as técnicas para realizar  a confecção de bonecas, mas também a oportunidade de obter renda através do trabalho artesanal, como foi o caso da dona de casa Dalvina Martins, de 55 anos, que mora há mais de 20 anos no bairro. "Esse curso foi não só uma chance de desenvolver a técnica no meu tempo livre, mas também uma forma de ajudar na renda de casa com a venda das bonecas. Nunca tinha feito um curso pela Fundat antes, e a experiência foi muito boa. Queria que o curso durasse mais, até. Foi uma bênção pra mim, uma terapia", enfatizou a aluna.

Assim como ela, a participante Daniella dos Santos, de 33 anos, conta que, assim que soube do curso, resolveu se inscrever. Segundo ela, aprender algo prazeroso e conseguir uma fonte de renda é uma chance ímpar. "Para mim é maravilhoso ter participado, eu não sabia nem costurar, aprendi tudo aqui. Agora, vou praticar em casa e quero até trabalhar com a venda das bonecas", afirmou. 

De acordo com a instrutora, Eliana Freitas, ministrar o curso na comunidade foi uma chance de ela mesma poder se reconhecer nas participantes das aulas. Assim como elas, a professora buscou no artesanato uma forma de melhorar de vida. "Eu ensino as técnicas básicas, mas cada uma tem sua particularidade, suas preferências, e estive aqui para ajudá-las nesse processo de confecção. Algumas participaram para preencher o tempo, aprender coisas novas, mas a grande maioria veio em busca de uma capacitação para se profissionalizar", comentou.

Oportunidade na culinária

Assim como as aulas de artesanato, o curso de Sobremesas Finas, realizado pela Fundat na Casa da Doméstica, reuniu quase 20 participantes que viram a oportunidade de ter uma maior autonomia econômica e melhorar de vida através da culinária, assim como Michele Correia, de 34 anos. Para ela, este foi o primeiro de muitas capacitações da Fundação que ela pretende fazer. "Coloco em prática tudo o que aprendo. Inclusive pretendo fazer um curso de microempreendedorismo para poder me organizar e abrir um negócio maior. Para mim, foi maravilhoso poder estar aqui, porque fora é bastante caro, mas a Fundat oferece o curso de forma gratuita, com professores capacitados. Eu trabalho com alimentos e é o que gera renda na minha casa. Tudo o que vou aprendendo já é um extra", afirmou.

Quem compartilha de experiência semelhante é Maria Angélica Mangueira, de 57 anos. Segundo ela, o aprendizado adquirido nas aulas foram de suma importância para sua vida profissional. "Esta foi a primeira vez que participei de um curso de culinária pela Fundat, e foi um grande aprendizado. Vimos coisas que eu já sabia e muitas outras que aprendi só agora. Quis participar do curso não só porque já trabalho vendendo lanches, mas também por realização pessoal. Eu não teria recursos financeiros para pagar um curso como esse, e quando apareceu gratuitamente resolvi aproveitar a chance", comentou.

Para a instrutora e gastróloga Elenilza Andrade, estar à frente de uma capacitação como essa foi de grande proveito em vários aspectos. "Eu sinto que elas aprenderam comigo, assim como eu também aprendi com elas. É muito importante que as pessoas que desejam empreender participem desses cursos que a Fundat oferece. Quando aprendemos, temos que transferir o que sabemos, e quando vejo que o outro aprendeu me sinto bem. A gente tem que somar conhecimentos e passar sempre para quem tem interesse de aprender", destacou.