Revisão do PDDU já apresenta avanços, avaliam técnicos e gestor

Obras e Urbanização
31/07/2018 17h33

Depois de apresentar os primeiros diagnósticos relacionados à da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju (PDDU), os técnicos voltaram que compõem as Comissões Técnicas e Executiva voltaram a se reunir para realizar uma avaliação geral do que já foi produzido em todos os grupos temáticos. No encontro ocorrido na manhã desta terça-feira, 31, na sede da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), um levantamento geral apontou que o processo de revisão está avançando e os estudos estão sendo profícuos e alentadores.

Temas como uso e ocupação do solo e macrozoneamento, mobilidade, meio ambiente entre outros, estão sendo detalhados e os grupos têm feito um minucioso levantamento da realidade urbana da cidade. "Há um desafio claro, que é atualizar o Plano com bases legais cuja centralidade seja a qualidade de vida das pessoas, a modernização e o progresso da cidade e isto tem exigido muito conhecimento e comprometimento de cada participante", afirma o diretor de Urbanismo da empresa municipal, Avilé Dantas.

Para Mariana Albuquerque, coordenadora do processo de revisão, pelo que já se estudou até o momento já é possível afirmar que a minuta que surgirá desta etapa será consistente e bem elaborada. "Cada grupo de trabalho tem escamoteado cada aspecto de nossa cidade e traz para os debates pontos que, as vezes são consenso, outras não, mas provocam reflexões que nos faz refazer novas análises. Cada componente tem em si o sentimento de que quer viver em uma cidade 'humana inteligente e criativa' e estes preceitos são o combustível de nossas reuniões", declara Mariana.

Responsável por liderar todo este trabalho, o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, acredita que, se depender da qualidade das análises e dos encaminhamentos propostos, Aracaju terá um Plano Diretor dos mais modernos do Brasil. "Claro que este momento é apenas de construção de uma minuta e ainda apresentaremos ao prefeito Edvaldo Nogueira, depois abriremos para consulta pública, em seguida haverá deliberações órgãos consultivos, para ser encaminhado à Câmara de Vereadores, onde haverá audiências públicas e a aprovação e, finalmente, ser sancionado pelo prefeito", esclarece Ferrari, acrescentando ainda esta fase está sendo fundamental "para fazer um pormenorizado estudo de cada área que precisa ser atualizada".