Assistência Social de Aracaju participa do Encontro Nacional do Congemas

Assistência Social e Cidadania
31/07/2018 17h20

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju está sendo representada no XX Encontro Nacional do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas) pelo secretário adjunto da pasta, Valdiosmar Vieira, a diretora da Proteção Social do Sistema Único da Assistência Social (Suas), Inácia Brito, e pela nutricionista da Diretoria de Segurança Alimentar, Tatiana Canuto. O evento que está acontecendo desde ontem, 30, e segue até nesta quarta-feira, 1º de agosto, tem como objetivo unir ações socioassistenciais de sucesso em seus respectivos territórios para serem estudados e aprofundados em nível de discussão. A gestão do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família de Aracaju e os projetos de incentivo às práticas da alimentação saudável foram destaques no encontro.

Com o tema “Os Desafios para a Universalização do Sistema Único da Assistência”, o encontro é realizado na perspectiva de buscar melhorar os serviços oferecidos pelo Suas nas cidades brasileiras. A Assistência Social da capital sergipana foi parabenizada pelo desenvolvimento de ações e projetos realizados de forma integrada entre suas unidades, que têm como objetivo apresentar aos seus usuários uma nova concepção sobre segurança alimentar e alimentação saudável e mostrar que, mesmo em momentos de crise, é possível investir no plantio de hortas orgânicas. O ‘Cultivando Cidadania’ é um exemplo desses projetos.

A gestão do Cadastro Único do Programa Bolsa Família foi tida como exemplo para o país.  Na atual administração, os gestores concretizaram a descentralização das centrais de cadastramento, reorganizando e direcionando para os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Além disso, foi estruturada a oferta do serviço à população em situação de rua, para que essas pessoas possam realizar o cadastro em diversos pontos da cidade e no Centro Pop. “Foi uma experiência bastante aplaudida, muito aceita, com uma proposta exitosa. Já recebemos, inclusive, a solicitação de vários municípios que querem fazer uma visita a Aracaju para conhecer ainda mais o nosso trabalho”, conta o secretário adjunto, Valdiosmar Vieira.

A diretora da Proteção Social explica que o Cadastro Único de Aracaju também funciona como uma ferramenta de planejamento da gestão municipal. “Desde 2017 nós estamos melhorando cada vez mais os nossos índices, utilizando os dados do CadÚnico para fazer análises dos territórios de abrangência. Com isso, é possível elaborar diagnósticos para implantarmos as políticas de assistência social assim como as atividades intersetoriais nos locais que mais precisam”, observa Inácia Brito.

O trabalho desenvolvido em Aracaju foi apresentado durante as oficinas do Encontro. “O evento tem sido uma boa ocasião para podermos dialogar com outros gestores municipais e mostrar que é preciso promover aos nossos cidadãos a segurança alimentar e nutricional, mesmo diante de tantos problemas. Hoje, somos reconhecidos por levar atividades com esse propósito”, pondera Tatiana Canuto.