Aracaju atinge meta de cumprimento das condicionalidades de saúde do Bolsa Família

Saúde
02/08/2018 18h10

O município de Aracaju atingiu o maior percentual de cobertura das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família dos últimos quatro anos. De acordo com dados do Portal do Bolsa Família, 71,3% dos beneficiários do programa em Aracaju atingiram os requisitos exigidos pelo programa, através de trabalho conjunto realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria da Assistência Social e da Educação. 

Para ter acesso e permanecer no programa, é necessário cumprir exigências nestas áreas de saúde, educação e assistência social, por exemplo. No que diz respeito a saúde, devem ser realizados o acompanhamento do pré-natal e o comparecimento às consultas na unidade de saúde na área de abrangência do seu território, além de participar das atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.

Já os responsáveis pelas crianças devem levá-las às unidades de saúde ou aos locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, conforme diretrizes do Ministério da Saúde, bem como realizar o acompanhamento do estado nutricional, do desenvolvimento e outras ações.

Meta

A coordenadora do Serviço Social e do Programa Bolsa Família da SMS, Sindaya Belfort, reforça que, de 2014 até agora, foi a primeira vez que a Saúde atingiu a meta pactuada pelo município para acompanhamento, que deve ser de 70% das famílias com perfil 'saúde'.

“Ao entrar no Bolsa Família, a família compromete-se a cumprir condicionalidades nas áreas de saúde e educação. No que se refere à saúde, as famílias precisam estar vinculadas a uma unidade de saúde e realizar os cuidados básicos, como acompanhar o crescimento, desenvolvimento, seguir o calendário de vacinação para as crianças, a agenda pré-natal para gestantes, pós-parto e mães em amamentação”, complementa a coordenadora.

Sindaya ainda destacou o que contribuiu para que o município conseguisse atingir a meta pactuada foram as buscas ativas das famílias, realizadas pela SMS, nas áreas de cobertura da Estratégia de Saúde da Família.
 
“As famílias são orientadas a comparecer às unidades de saúde para acompanhamento, através do trabalho dos agentes de saúde. Complementamos e potencializamos as ações de saúde, realizando várias atividades no território, com ampla divulgação, que proporcionou aumento no acompanhamento das famílias beneficiárias. No entanto, algumas famílias ainda apresentam resistência em comparecer para cumprimento das condicionalidades, sobretudo no que se refere a dificuldade de localização das famílias, visto que elas mudam frequentemente e não atualizam seus dados”, apontou.

Sobre o Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa que contribui para o combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. Ele foi criado em outubro de 2003 e possui três eixos. O primeiro garante uma renda mínima, todos os meses, para as famílias atendidas pelo Programa, benefício este que é transferido diretamente pelo governo federal. Esse eixo garante o alívio mais imediato da pobreza.