Tão importante quanto oferecer cursos de capacitação para a população, é estimular o desenvolvimento do empreendedorismo de forma sustentável. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), ofereceu o curso de material reciclado, ministrado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Santos Dumont e encerrado nesta quarta-feira, 1º de agosto.
O curso, que teve como objetivo principal ensinar aos alunos técnicas de reaproveitamento de diversos materiais - jornais, garrafas plásticas - que poderiam ter sido descartados e estarem contribuindo com a poluição do meio ambiente, podem ser transformados em peças de artesanato.
De acordo com a aluna Geilza Santos, de 64 anos, a possibilidade de ter uma nova ocupação e obter seu próprio dinheiro através da venda de peças artesanais é muito gratificante. "Eu já participei de vários cursos da Fundat, como o de bijuterias, bonecas de pano, pintura em tecido, e agora estive nesse de Material Reciclado. Para mim é muito produtivo, a gente aprende como faz e consegue vender depois para ter uma renda a mais", afirmou a aposentada.
Assim como Geilza, a aluna Aline dos Santos enfatizou a importância da oferta de capacitações que mudam positivamente a vida dos alunos. "O curso foi muito importante para mostrarmos um pouco do nosso dom artístico e eu adorei aprender novas técnicas. O que muitas pessoas acham que é lixo, pode se tornar arte, e mostramos isso. Pretendo ainda fazer outro curso pela Fundat para aprender a empreender o que faço", explanou.
Para o instrutor de material reciclado, Vone Batista, que se dedica ao artesanato há 15 anos, ajudar os alunos a melhorar de vida é uma satisfação. "Esse tipo de material que as pessoas usam e jogam fora, para a gente se torna lucro, através das peças que confeccionamos. Eu faço o que amo, e para mim é gratificante poder ensinar o que sei. Quero que meus alunos aprendam e melhorem a renda deles. Além de ser uma forma de lucrar, o artesanato é também uma terapia", contou.