Caps Primavera inova ao oferecer aulas de Dança Circular

Saúde
01/08/2018 19h20

Com o objetivo de promover ações integrativas, de reabilitação e de proporcionar autonomia aos usuários, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Primavera, vinculado à Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Secretaria Municipal da Saúde, está oferecendo aulas de Dança Circular. 

A atividade faz parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), preconizadas pelo Ministério da Saúde, e passa a integrar os recursos terapêuticos disponíveis na rede. A coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho, ressalta os benefícios do exercício para os atendidos pelo Caps Primavera.

"Dentro das ofertas terapêuticas, temos como novidade a Dança Circular, que é uma prática de dança em roda, que favorece a aprendizagem e a conexão entre os participantes. As pessoas dançam juntas, em círculos e, aos poucos, começam a internalizar os movimentos. O enfoque não é a técnica, e sim o sentimento de união de grupo, de comunidade. Desta forma a SMS aposta na inovação, no cuidado, no território e na aplicação de técnicas que aliam o cuidado e produção de autonomia dos usuários da Reaps", explicou.

Benefícios

Para o educador físico do Caps, Ronny Lima, a prática realizada no Caps Primavera tem trabalhado a integração e socialização entre os usuários. "Percebemos melhoras na saúde, pois a dança trabalha o equilíbrio e a mobilidade. Os benefícios psicológicos também são nítidos. Houve melhora na autoestima, diminuição dos sintomas de depressão e de estresse", disse.

Ainda de acordo com o educador, a roda é muito inclusiva e acolhedora para aqueles que participam. "É uma dança que traz união, apoio um ao outro, possibilitando a integração dos participantes, e vivências singulares. O senso de organização coletiva, rítmica e musical. A atividade propõe contribuir, sensibilizar e oferecer recursos para serem utilizados proativamente dentro dos espaços trabalhados e em grupo", complementou.

A Dança Circular é um desafio para as participantes, que aprovaram a nova atividade oferecida pela Saúde municipal. "Amo a Dança Circular, faz parte da minha vida, traz muita paz e energias boas. Dançar em roda, de mãos dadas, faz circular uma poderosa energia regenerativa, trazendo imenso bem-estar. Melhor antidepressivo não há", falou a usuária Geovânia Nogueira.

Alguns benefícios da dança circular:

✔ Desperta a Integração e viabiliza a socialização em grupo; 

✔ Possibilita a harmonização e o autoconhecimento; 

✔ Promove a melhora de concentração e memória; 

✔ Auxilia na confiança em si mesmo e na conexão transcendental; 

✔ Promove sensação de bem-estar e de emoções saudáveis; 

✔ Prática Terapêutica que proporciona a manutenção ou recuperação da saúde.