Saúde promove oficina de voz no bairro Santos Dumont

Saúde
06/08/2018 21h02

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que compõe a Rede de Saúde do Trabalhador (Reast) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove constantemente oficinas temáticas de voz e de audição nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em parceria com o curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na tarde desta segunda-feira, 6, foi a vez dos trabalhadores e usuários da UBS José Machado de Souza, no bairro Santos Dumont, participarem da Oficina de Voz.

Segundo a fonoaudióloga do Cerest, Liane Santana, o objetivo destas oficinas é conscientizar os trabalhadores para a prevenção. “É para todos os trabalhadores, principalmente os que mais utilizam a voz, como professores, profissionais de saúde e jornalistas, por exemplo, para que eles procurem não se expor a ambientes inadequados, evitando assim os agravos de saúde. Além disso, buscamos também alertar os servidores das UBS para que eles notifiquem os casos, pois muitas vezes os profissionais subnotificam os agravos e as queixas relacionadas ao trabalho”, explicou.

Liane disse que estas oficinas fazem parte da prevenção e orientação aos profissionais junto aos trabalhadores que frequentam as unidades de saúde. “Estas oficinas têm um agendamento prévio. Nós combinamos com as unidades e com os nossos parceiros da UFS um dia em que podemos esclarecer sobre os agravos da voz e da audição. Por exemplo, nesta oficina de hoje teve uma usuária da unidade que é professora de uma creche e está com problemas na voz. Ela viu o aviso e se interessou em participar. A professora da UFS, Bruna Mateus, que é nossa parceira, já a encaminhou para fazer o tratamento na clínica escola da UFS”, informou.

Vários fatores podem prejudicar a voz como o uso do fumo, a poluição, a postura corporal, a fadiga, o refluxo gastroesofágico, ar-condicionado (com o ressecamento das cordas vocais), alimentos industrializados, pigarrear ao tossir e certos tipos de medicamentos. “Enfim, vários fatores podem ser maléficos para a voz, mas é muito importante que os trabalhadores não se esqueçam de beber bastante água, pois hidrata as cordas vocais; de usar roupas adequadas que não apertem tanto o pescoço e o abdômen para que a respiração possa fluir naturalmente, além de praticar exercícios físicos”, declarou a professora Bruna Mateus.

A fonoaudióloga Liane Santana esclareceu que o Cerest também tem a função de desenvolver ações de educação em saúde, coordenação de projetos de promoção, vigilância e apoio para o estabelecimento da relação do distúrbio de voz com o trabalho em sua área de abrangência, assim como de apoio matricial ou institucional para o desenvolvimento de ações de Saúde do Trabalhador em todos os serviços de saúde do SUS.

Reast

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) é dividida em dois pólos, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). O Cerest é composto por uma equipe multidisciplinar que atende qualquer trabalhador, seja de empresa pública ou privada, e atende os agravos que estão no protocolo do Ministério da Saúde. O Cerest é regional, assiste os oito municípios da Região de Saúde de Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Riachuelo, Laranjeiras, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Itaporanga D'Ajuda).

A Visat faz o matriciamento em todas as unidades de saúde com inspeções e orientações. Também é realizado o observatório das notícias relacionadas com acidentes de trabalho na imprensa sergipana para investigar o que aconteceu e orientar os trabalhadores. Equipes do Visat também visitam periodicamente o Instituto Médico Legal (IML) para saber se houve mortes por acidentes de trabalho.

A Reast funciona diariamente das 7h às 18h. Para mais informações, é só ligar para os números (79) 3179-2737 ou 3179-2792, ou ir até a sede do órgão localizada na praça Durval de Andrade, 222, no bairro Atalaia. O e-mail da rede é o saude.reast@aracaju.se.gov.br.