Assistência e CIEE trabalham na inclusão de adolescentes no programa Jovem Aprendiz

Assistência Social e Cidadania
06/08/2018 20h07

Entre as atividades realizadas nas unidades de atendimento da Secretaria Municipal da Assistência Social, acontece o incentivo ao ingresso ou reinserção no mundo do trabalho, seja através de parcerias com outras entidades governamentais, empresas privadas, do terceiro setor ou instituições de ensino. Na segunda-feira, 6, diversos adolescentes que participam dos serviços disponibilizados pela Assistência foram até o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para se cadastrarem no banco de oportunidades na modalidade Jovem-Aprendiz.

O cadastro é fruto de uma parceria entre a secretaria da Assistência e o Centro de Integração, que incluiu os adolescentes em idade escolar correspondente às vagas que serão disponibilizadas.
 
De acordo com a assessora técnica da proteção social, Lorena Magno, a somação de forças de diversos setores dialoga diretamente com a melhoria de vida da população aracajuana. “Nós ficamos muito felizes quando podemos nos unir a uma associação de direito civil, como é o CIEE, para beneficiar os nossos adolescentes e mais felizes ainda porque essa parceria foi costurada pelas técnicas dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). Essa é uma prova de que toda a secretaria tem trabalhado com o intuito de promover mais qualidade de vida para os nossos usuários e suas famílias”, comemora.

Os adolescentes foram vinculados ao Projeto Acolhido, que é a atividade que dá início ao processo de inserção de jovens e adolescentes nos Programas de empregabilidade que o CIEE disponibiliza à comunidade.

A coordenadora do Creas Maria Pureza, Aline Fraga, explica que a parceria com o CIEE é fundamental para a inserção dos jovens e adolescentes no mundo do trabalho. “Para que o trabalho na secretaria da Assistência possa ser realizado nós precisamos do apoio da rede. O CIEE entrou como um grande aliado, porque nós sempre tivemos dificuldade em encaminhar os nossos jovens e adolescentes para o mercado de trabalho e com o apoio do centro nós podemos fazer com que os nossos jovens e adolescentes possam ter acesso ao primeiro emprego ou estágio. Já tivemos algumas experiências muito exitosas e acreditamos que a cada dia teremos mais histórias de sucesso para contar”.

O programa jovem aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

“Nós funcionamos como uma ponte entre os estudantes e as empresas. Com os Cras e Creas, especificamente, nós temos uma parceria para encaminhar esses jovens. Nesse momento estamos montando um cadastro reserva para que logo menos, quando formos demandados pelas empresas, possamos fortalecer esse vínculo entre estudante x empresa. O CIEE sempre realiza esse tipo de trabalho para que cada vez mais pessoas possam ter mais oportunidades de vida”, explica Nailton Santos é assistente social do CIEE

Alice França é uma adolescente usuária dos serviços do Creas Maria Pureza e foi até o CIEE para participar do cadastro. Ao ser questionada sobre qual profissão quer seguir, ela é enfática. “Quero ser policial para poder cuidar da minha cidade e do meu estado. Sei que só podemos ter alguma coisa através da educação e é isso que eu quero pra mim. Quero propiciar uma vida melhor para a minha família através do meu trabalho”.